Graduado pela Universidade de Passo Fundo. Residência médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade...
iRedator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
O pepino é um vegetal extremamente versátil e popular, presente em pratos e saladas de muitas pessoas. Porém, apesar de parecer inusitado, você com certeza já viu alguém com uma máscara facial, uma toalha na cabeça e uma rodela de pepino em cada olho, principalmente em filmes, séries ou novelas.
Mas essa prática é realmente boa para a área dos olhos? A resposta é sim, o pepino pode trazer benefícios à pele! No entanto, existe uma maneira correta de utilizar o vegetal nos olhos e aproveitar todas as suas propriedades benéficas.
Benefícios do pepino nos olhos
Segundo Renato Pazzini, dermatologista pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os pepinos têm uma alta concentração de água em sua composição, o que pode gerar uma ação hidratante significativa na região dos olhos, melhorando o aspecto das olheiras.
“O suco deste vegetal possui atividades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a combater o edema na área dos olhos”, afirma o especialista.
Além disso, o pepino pode promover o clareamento da pele desta área, pois é rico em alguns antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C, aliados no combate aos radicais livres causadores do envelhecimento e da morte celular.
Leia mais: Conheça 8 fatores que agravam as olheiras
Como utilizar pepino nos olhos?
Para Renato, o ideal é aliar as propriedades do pepino com a física do frio. “A temperatura fria faz os vasos sanguíneos abaixo da pele contraírem. Com isso, há um efeito clareador imediato, além de redução de inchaço”, explica o dermatologista.
O especialista ainda recomenda deixar o pepino na geladeira, cortar a ponta e depois cortar duas fatias de aproximadamente 5 a 7mm. Então, é só repousar as fatias geladas sobre as pálpebras e deixar por 15 minutos. De acordo com Renato, a prática pode ser realizada diariamente.
Outra maneira de incluir os benefícios do pepino na rotina de cuidados com a pele é através de produtos cosméticos à base de pepino, como máscaras faciais, cremes, pomadas ou gel.
Saiba mais: Como tirar olheiras com 5 tratamentos caseiros
Pepino na alimentação
Para a dermatologista Simone Neri, a melhor maneira de utilizar o pepino nos cuidados da pele é incluí-lo na alimentação. “O ideal é comer o pepino. Sua capacidade de nutrição para a pele é mais eficiente por ingestão oral, que naturalmente vai se traduzir em melhorias da pele em geral”, justifica.
Segundo Elaine Cristina Rosa, nutricionista da Clínica Simone Neri, por ser rico em potássio e magnésio, ao incluir o pepino na alimentação é possível obter diversos benefícios, como:
- Manutenção da saúde cardíaca;
- Melhora na contração muscular durante atividades físicas;
- Ação diurética;
- Hidratação do corpo;
- Bom funcionamento do intestino;
- Prevenção de doenças, inflamações e alguns tipos de câncer;
- Ajuda no processo de emagrecimento;
- Saciedade prolongada.
Além disso, pode afetar diretamente a saúde da pele, de acordo com a nutricionista. “Ele é considerado amigo da beleza por conter, além de antioxidantes, carotenoides, vitamina A, vitamina C, vitamina K, ácido pantotênico, magnésio, fósforo e manganês”, detalha Elaine.