Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O cantor Wesley Safadão usou as redes sociais na quarta-feira (29) para anunciar que todos os seus shows, até o dia 6 de julho, foram cancelados. O artista foi diagnosticado com hérnia de disco entre a terceira e a quarta vértebra lombar, conforme comunicado.
“Após sentir novas dores na coluna e dormência nas pernas na manhã desta quarta-feira (29/6), Wesley Safadão precisará ser afastado temporariamente dos palcos, por orientação médica”, começa a nota.
Wesley sofre com estreitamento do canal vertebral e compressão das estruturas neurológicas. Por isso, o cantor ficará internado para tratamento intenso e permanecerá em repouso até uma nova avaliação médica, segundo o comunicado.
O que é hérnia de disco e quais são seus sintomas?
A hérnia de disco é o deslocamento de um disco intervertebral (localizado entre duas vértebras) que causa a compressão de raízes nervosas. A condição costuma atingir as regiões da lombar e da cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento.
O problema acontece quando os discos, que ajudam a evitar o atrito entre as vértebras, se desgastam devido ao uso repetitivo. Por isso, o envelhecimento e a genética estão entre as principais causas de uma hérnia de disco, mas o levantamento de peso excessivo também pode ser um fator de risco.
Saiba mais: Dez hábitos para prevenir a hérnia de disco
Cerca de 20% da população que possui hérnia de disco não sente dor. Porém, o problema pode irritar nervos próximos e causar dor, dormência ou fraqueza de um braço ou perna. Em 80% dos casos, aproximadamente, as dores da hérnia de disco cessam em dois meses, com ou sem tratamento, e os outros 20% resultam em dor crônica.
A dor costuma ser mais concentrada na região lombar e cervical, mas pode irradiar para os membros superiores, no caso da hérnia cervical, e inferiores, no caso da hérnia lombar. Entre os principais sintomas, estão:
- Dor cervical, torácica ou lombar;
- Dor nos braços ou nas pernas;
- Sensação de formigamento nos braços e nas pernas;
- Sensação de fraqueza;
- Alteração na urina ou nas fezes (em casos raros).
Como é feito o tratamento?
Para tratar a hérnia de disco, são necessários repouso, inicialmente, e fisioterapia. A maioria das pessoas que segue esse tratamento se recupera e retorna às atividades normais em seis semanas.
Porém, em alguns casos, pode ser preciso um tratamento mais específico, com uso de injeções para bloquear a dor, radiofrequência pulsada ou cirurgia.
Leia mais: Exercícios para hérnia de disco: qual o melhor tipo?