Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Associada ao renascimento das flores e ao começo de um novo ciclo, a primavera também é uma estação que, para muitas famílias, serve de forte inspiração na hora de escolher o nome do bebê que está vindo. E não é para menos: os nomes associados à natureza podem ter lindos significados por trás.
Para ajudar pais e mães que estão à espera de um bebê, o Minha Vida reuniu 26 nomes de meninos e meninas (e seus significados!) que fazem referência à temporada das flores. Dá uma olhada!
Nomes femininos inspirados em flores
Violeta: com origem a partir do francês antigo Violete e sendo diminutivo do latim viola, a palavra dá nome à famosa flor de cor roxa. Por extensão, o nome significa pequena violeta.
Dália: originado a partir do germânico Dahl ou Dahle, o nome significa “do vale” ou “bela flor mexicana”. Também se refere à flor Dahlia, pertencente à família Asteraceae.
Hortênsia: o nome surge do latim Hortensia, que significa “jardineira” e “aquela que cultiva hortos”. É também o nome de uma planta de origem japonesa e chinesa com flores brancas, violáceas, azuis ou em tom rosado, que remete à beleza e à juventude.
Jasmim: nome que vem do árabe Yasmin, que designa a delicada flor Jarmim, apreciada pelo aroma adocicado que suas plantas exalam. Por isso, para alguns estudiosos, a palavra se refere a uma mulher perfumada e delicada.
Lilian: inspirado na palavra latina para designar o lírio, uma flor com variadas tonalidades e incontáveis perfumes, associada à pureza. A variação do inglês, Lily, também se refere à flor.
Melissa: além de remeter à flor de mesmo nome, Melissa também significa “abelha”. Na mitologia grega, esse era o nome da ninfa responsável pela educação do deus Zeus.
Daise: variação do nome Daisy, que no inglês significa “margarida”. Além disso, outra definição para o nome pode ser “olho do dia”.
Flora: o nome surge do latim Flora, que é derivado de flor e significa “florida” e “cheia de flores”.
Capitu: além de ser a personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis, Capitu também denomina uma planta da flora brasileira.
Magnólia: com origem a partir do latim Magnolius, a palavra significa “bela flor” ou “flor da simpatia“ e batiza uma planta de flores grandes, levemente perfumadas e de cor rosa ou vinho na face externa.
Rosa: no latim, a rosa nomeia a flor da roseira — também conhecida como a flor do amor. Significa “bela flor” ou “espécie famosa”.
Petúnia: na língua Tupi, a palavra significa “flor vermelha” e dá nome à planta florífera que pertence à família Solanaceae e pode ser encontrada em várias cores: brancas, lilases, rosas e laranjas.
Susana: tem origem a partir do hebraico Shoshannah, derivada da palavra shoushan, que significa “lírio”, "açucena" ou “flor branca”.
Nomes masculinos inspirados em flores
Alisso (ou Alisson): também chamada de flor-de-mel, alisso-doce e alisson, a palavra dá nome a uma planta da família Brassicaceae com numerosas pequenas flores brancas, com fragrância doce de mel.
Cosmos: derivado da palavra grega que significa “universo equilibrado”, ela dá nome a um gênero de plantas provenientes da família Asteraceae, que possui pétalas delicadas e com variadas cores. Suas flores simbolizam a alegria e o amor.
Cravo: considerado divino pelos antigos deuses, o cravo é uma flor aromática, normalmente vermelha ou branca, cujas pétalas possuem recortes em suas bordas.
Crisântemo: chamado de “flor de ouro” ou “flor de folhas douradas”, a palavra é a combinação do prefixo grego chrys, que significa dourado, anthenon, que significa flor. É associado à justiça e à nobreza de caráter.
Delfino: também conhecido como Delphinium, o nome se refere a uma planta nativa do sul da Europa, cujas flores têm perfume leve e agradável — e podem apresentar cores diversas. A planta é associada à grandeza do coração e à leveza.
Jacinto: a palavra provém do personagem da mitologia grega Jacinto, jovem que era amado pelos deuses Apolo e Zéfiro e, devido a uma briga por ciúmes, morreu acidentalmente. No local em que seu sangue foi derramado, brotou na terra a flor de mesmo nome. Da família das liláceas, é uma planta de flores perfumadas e com significado de “coração alegre”, mas também pode significar “tristeza”.
Narciso: com origem mitológica, o nome Narciso remete ao jovem que, devido à maldição de uma deusa, se apaixona pela própria imagem refletida na água. Tão obcecado pelo próprio reflexo, Narciso morre afogado. Na beira do lago, brota uma flor cujas pétalas variam entre o amarelo e o branco. Suas flores podem significar “egoísmo” ou “vaidade exagerada”.
Hibisco: a palavra, cujo significado é “beleza efêmera”, dá nome à planta de flores grandes, largas e exuberantes. Em alguns países, o hibisco é utilizado na gastronomia como planta medicinal.
Gerânio: derivado do grego geránion e do latim geraniu, o gerânio é uma planta de flores extremamente perfumadas, pertencente à família das geraniáceas. Significa “harmonia” e “carinho”.
Florêncio: com origem no latim Florentius, o nome significa “o que floresce, em flor”, “florescente” e “próspero”. O nome também era utilizado comumente em referência à província italiana de Florença.
Zéfiro: além de dar nome ao deus do vento oeste na mitologia grega, a palavra se refere às flores lírio-do-zéfiro, também conhecidas como lírio-cor-de-rosa e lírio-do-vento.
Lupin (ou Lupino): deriva do latim lupus, lobo. Dá nome ao gênero de plantas da família Fabaceae, ou leguminosas, cujas flores podem se apresentar em inúmeras cores. Os frutos são pequenas vagens que contêm de seis a nove sementes, popularmente chamadas de tremoços.
Saramago: refere-se à planta herbácea com flores em formato de cruz, também definida como Raphanues rasphanistrum. A palavra também dá nome ao famoso escritor português, José Saramago.