Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
*Conteúdo Patrocinado
O iogurte é um alimento bastante popular; provavelmente todo mundo já deve ter consumido em algum momento da vida. Afinal, ele existe desde a antiguidade e passou a complementar a alimentação de um jeito saboroso e saudável.
O iogurte é feito a partir da fermentação do leite, através de bactérias lácteas, onde ele atinge uma consistência mais densa (e muitas vezes mais cremosa). Assim como adicionamos fermento no pão e ele muda a consistência, a adição das bactérias lácteas no leite mudam a sua consistência, deixando-o cremoso e se tornando o tão famoso iogurte.
Acredita-se que todo iogurte é um alimento com probióticos. Mas não se engane: nem todos os iogurtes têm probióticos¹. Mesmo que sejam benéficas para a digestão da lactose, algumas das bactérias tradicionais usadas na produção de iogurtes não chegam vivas até o intestino, fazendo com que elas não sejam consideradas probióticas¹.
E para ser considerado um produto com probiótico, os microrganismos presentes nele precisam sobreviver aos ácidos que digerem tudo o que comemos e bebemos, passar pelo estômago, alcançar o intestino e, assim, trazer benefícios para a saúde².
Resumindo: para que um iogurte seja considerado com probiótico, é necessário que ele possua bactérias vivas específicas que resistem e chegam vivas no intestino.
Onde encontrar iogurtes com probióticos?
Agora que você já sabe o que torna um iogurte probiótico, o próximo passo é ficar atento aos rótulos, já que produtos que têm essa ação precisam ter eficácia e segurança comprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Procure aqueles com lactobacilos e bifidobactérias na composição²٠³.
Activia, da Danone, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos em todo o seu portfólio e, além disso, foi a marca pioneira da categoria a possuir os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.
Com mais de 40 opções de produtos no portfólio para se adequar a rotina de seus consumidores, Activia tem linhas atrativas para todos, oferecendo a quantidade diária recomendada de probióticos vivos a cada 200g de todos os produtos - com exceção da linha shot, que oferece a cada 100g.
A linha Shot, por exemplo, possui uma quantidade concentrada de probióticos, tendo em uma garrafinha de 100g a dose diária recomendada de probióticos vivos. A linha Natural é feita com apenas leite, fermento e probióticos vivos. Já a Regular, também uma das mais conhecidas de Activia, possui os garrafões familiares, as garrafinhas individuais para acompanhar a rotina e as clássicas bandejas com muito sabor e pedaços de frutas.
Tem ainda Zero, que é zero lactose, zero adição de açúcares e zero gorduras, uma forma super gostosa de inserir probióticos vivos para quem tem restrições alimentares ou busca um iogurte mais leve, e a Café da Manhã, com opções saborosas, cheias de grãos e pedaços de frutas para começar o dia da melhor maneira possível.
Independentemente da linha, você encontrará sabor, cremosidade e probióticos vivos em um produto prático e ótimo para pessoas saudáveis de todas as idades e estilos de vida.
Referências
1 - Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) - Dossiê Técnico. Fabricação de iogurtes. Disponível em: http://sbrt.ibict.br/dossie-tecnico/downloadsDT/MzIw. Acesso em 10 de agosto de 2022.
2 - Nino Binns - International Life Science Institute (Ilsi) (sobre a inexistência de risco à saúde). Probióticos, prebióticos e a microbiota intestinal. Disponível em: http://ilsi.org/europe/wp-content/uploads/sites/3/2016/05/Probi%C3%B3ticos.pdf. Acesso em 10 de agosto de 2022.
3 - Diretrizes Mundiais da Organização Mundial de Gastroenterologia. Probióticos e prebióticos (2011). Disponível em: http://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/probiotics-portuguese-2011.pdf. Acesso em 10 de agosto de 2022.