Nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás, onde também cursou Educação Física, sem completar este último...
iJornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iEntre a grande variedade de alimentos que fazem bem à saúde, as frutas ocupam um lugar de evidência. Entre elas, as maçãs se destacam em particular, não apenas por seu sabor delicioso e praticidade, mas também por seus muitos benefícios para o nosso bem-estar. Em especial, o funcionamento de nosso intestino.
Em sua newsletter Second Brain, a nutricionista e cientista Emily Leeming contou mais sobre os efeitos que não podemos ignorar dessa fruta e seus benefícios para a flora intestinal. Acompanhe!
Maçã: uma grande aliada da saúde
Como destaca a especialista em nutrição Emily Leeming, esse alimento facilmente disponível e barato está surgindo como uma fonte natural de probióticos. “As maçãs contêm fibras e, em particular, uma fibra probiótica chamada pectina, que alimenta as bactérias intestinais boas”, explica ela. As maçãs também contêm “grande quantidade de polifenóis”, uma substância com “um efeito prebiótico no microbioma intestinal”.
Além dos benefícios citados por Emily, existem muitas outras qualidades ao comer uma maçã. Em um artigo escrito para o MinhaVida, a nutricionista Patricia Bertolucci revela quais são essas vantagens que vão desde a reposição de vitaminas até a melhora da saúde cardiovascular:
“Uma maçã possui em média 75 kcal, apresenta baixos teores de gordura e de proteína, mas é rica em fibras. Apesar de possuir quase 20 g de carboidrato, ela é uma fruta de baixo índice glicêmico. Possui boas quantidades de vitamina C e de potássio. Também conta com vitaminas do complexo B, magnésio e o potássio, indispensável na geração de energia para as células, importante na contração muscular e na transmissão de estímulos nervosos, sendo indispensável para a saúde cardiovascular”, detalhou Patricia.
Leia mais: Por que sentimos fome depois de comer maçã? Especialista responde!
Como os probióticos podem ser incorporados à nossa dieta?
Para tornar os probióticos uma parte eficaz de sua dieta, considere opções como iogurte natural, kefir, chucrute, kimchi ou tempeh. Esses alimentos são ricos em diferentes cepas de probióticos, que ajudam a equilibrar nossa flora intestinal e a manter a saúde digestiva.
Você também pode encontrar esses probióticos na forma de suplementos alimentares. No entanto, a nutricionista e cientista Emily Leeming explica: “Você não precisa tomar um suplemento probiótico se já estiver saudável e quiser apenas apoiar seu microbioma intestinal. Sua dieta tem um impacto muito maior”, finalizou.
Leia tabém: Comer uma maçã por dia pode realmente melhorar nossa saúde?