Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Ficar parado em frente à tela do computador, sem conseguir se concentrar para terminar uma tarefa ou sem criatividade para pôr no papel um projeto importante. Quem nunca passou por isso em um dia de trabalho? Para esse problema, fazer pequenas pausas pode ser a solução.
Segundo uma pesquisa da West University of Timişoara, na Romênia, fazer micropausas (de até dez minutos) pode aumentar significativamente o nível de energia e reduzir a fadiga mental. Isso se aplica, principalmente, a trabalhos repetitivos e criativos. Para a análise, os pesquisadores revisaram estudos anteriores sobre micropausas dos últimos 30 anos.
Uma das descobertas mais curiosas e importantes do estudo é que não há uma definição certa de quanto tempo deve durar essa pausa. Quanto maior, melhor. Porém, de acordo com os especialistas, até mesmo pequenas paradas de segundos são eficazes em reduzir a fadiga, aumentar o desempenho e otimizar o gasto de energia.
Saiba mais: Caminhada de poucos minutos após refeição pode evitar diabetes
Para os autores, o estudo pode servir de base para que gestores apoiem o bem-estar dos funcionários, incentivando-os a fazer pequenas pausas durante o expediente. “Esse envolvimento da liderança é importante, considerando que muitos funcionários ainda podem sentir que fazer pausas é percebido como um comportamento contraproducente”, escreveram no artigo, publicado no periódico PLOS ONE.
Além disso, os autores defendem que as micropausas também podem ser aplicadas no contexto educacional, em que as aulas poderiam ser intercaladas com intervalos pequenos para descanso dos alunos. Essas paradas são ainda mais importantes em aulas à distância, em que os estudantes passam horas sentados em frente a um computador.
Mas, afinal, o que fazer nessas “micropausas”?
Que tal uma pequena caminhada? Ou, então, se alongar um pouco? Dessa forma, além de movimentar o corpo, é possível aliviar tensões musculares, ajudando a relaxar o corpo. Além disso, ficar na vertical ajuda o sangue fluir, conforme aponta Alex Dimitriu, fundador da Menlo Park Psychiatry & Sleep Medicine na Califórnia, ao Healthline.
Outra ideia é usar a micropausa para beber água, comer um lanche rápido ou preparar um café. Respirar fundo, conscientemente, também é uma boa opção. Uma sugestão é a meditação guiada. A prática é uma boa alternativa para quem não tem o hábito de meditar e precisa de um guia para ajudar com a respiração e para limpar a mente.