Coordenador da especialidade de Neurologia e Neurocirurgia do Vera Cruz Hospital.
Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O silêncio costuma ser sinônimo de paz e calmaria para muitas pessoas. A ausência de barulho, principalmente na hora de dormir, é uma das recomendações para alcançar um sono mais profundo e saudável.
Porém, o silêncio provoca efeitos que vão além de momentos no dia a dia - as saúdes mental e física também podem ser impactadas de maneira positiva. Confira!
1. Redução da frequência cardíaca
Leonardo de Deus Silva, coordenador da especialidade de Neurologia e Neurocirurgia do Vera Cruz Hospital, conta que um estudo recente da revista científica Heart mostra que, do ponto de vista científico, o silêncio reduz significativamente a frequência cardíaca e a pressão arterial - mesmo quando comparado à música lenta, clássica ou relaxante.
“Isso porque, quando o nosso cérebro está sendo estimulado por sons, há a tendência de despertar uma certa atenção, mesmo que seja irrelevante. Isso aumenta a liberação de cortisol, que é um hormônio estimulante, e aumenta a liberação de noradrenalina”, explica.
2. Melhora da concentração
Além do controle da pressão arterial, o silêncio ajuda nos momentos de concentração. A agitação rotineira faz com que o cérebro seja afetado por estímulos auditivos, como barulhos de carro e pessoas, o que gera uma demanda do metabolismo - afetando, consequentemente, o poder de concentração.
3. Equilíbrio interno
Ficar isolado de sons e estímulos é essencial para o processo de reflexão, em que atitudes e decisões tomadas são revistas e um equilíbrio interno pode ser estabelecido.
“Isso é para que você consiga se desenvolver, ter um desempenho melhor no seu dia a dia em relação tanto às questões mentais quanto às questões físicas”, conta Leonardo.
4. Boa memória
De acordo com o médico, um estudo revelou que o silêncio é capaz de estimular o crescimento de novas células em uma região do cérebro chamada hipocampo, uma área no lobo temporal relacionada à memória e à emoção.
“O estudo foi experimental, mas já é algo que demonstra do ponto de vista científico o benefício físico que o silêncio pode trazer para os seres humanos”, diz.
5. Mindfulness
A técnica de mindfulness é utilizada para que se alcance a consciência do corpo e da mente. Isso ajuda a manter o foco no presente e a realizar escolhas conscientes, evitando preocupações em excesso.
O silêncio é uma das maneiras de potencializar o alcance da atenção plena, aumentando a concentração durante a meditação.
6. Melhora do sono
Segundo Leonardo, uma boa noite de sono pede por um quarto escuro, para excluir o estímulo visual, e pela ausência de sons. “A partir do momento que você tem barulho, a sua cabeça, através da sensibilidade auditiva, está recebendo estímulos. É como se ela não tivesse conseguindo se desligar e como se ainda existisse alguma coisa tentando se comunicar com ela”.
E dormir bem é essencial para que outros benefícios relacionados à saúde mental e física possam ser alcançados. Entre eles, o neurologista lista:
- Redução do estresse;
- Controle do apetite;
- Melhora do humor, da atenção e da memória;
- Melhora na saúde da pele;
- Melhor distribuição de líquidos.
“O silêncio é fundamental para a qualidade do sono, que é o momento em precisamos recarregar nossas energias, que o organismo tem para fazer os seus autorreparos, para se fortalecer e estabelecer um equilíbrio hormonal”, finaliza o médico.