Nutricionista focada em emagrecimento, nutrição clínica, esportiva, materno-infantil e fitoterapia.
Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iUm dos principais motivos para você começar a reaproveitar sobras de comida é evitar o desperdício. Cada brasileiro joga mais de 40 kg de comida no lixo por ano, segundo uma pesquisa realizada pela Embrapa com apoio da Fundação Getúlio Vargas. Além disso, segundo dados do Insper, 93% dos brasileiros sentiram o aumento dos preços dos alimentos no bolso.
Neste cenário, o desperdício é ainda mais incômodo. Porém, se todos os cuidados forem tomados dentro das medidas corretas, reaproveitar sobras dos alimentos pode ajudar a criar novas receitas deliciosas, além de deixar a sua rotina mais prática.
Cuidados na hora de reaproveitar as sobras de comida
A nutricionista Catia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, recomenda alguns passos na hora de reaproveitar as sobras de comida.
Não deixe o alimento pronto fora da geladeira por mais de duas horas
As bactérias se proliferam com muita facilidade nesta situação, tornando o alimento em uma fonte de contaminação. Por isso, é importante estar atento em condicionar as sobras de comida em vasilha devidamente fechada na geladeira ou no congelador.
Saiba mais: Entenda por que é importante reaproveitar os alimentos
Temperatura ideal
Refrigere rapidamente os alimentos que foram cozidos, mantendo-os abaixo de 5°C se for guardá-los. Se for servi-los, mantenha-os acima de 60°C até servir.
Atenção ao prazo de consumo
O alimento não deve ser guardado por um período tão longo, ainda que sob refrigeração. O prazo máximo de consumo já preparado deve ser de cinco dias, mesmo que na geladeira.
Quando congelado, não descongele em temperatura ambiente
Quando as sobras de comida estiverem congeladas, não devem ser descongeladas em temperatura ambiente. Nesse caso, o ideal é passar o alimento do congelador para o refrigerador com antecedência. Outra alternativa é colocá-lo no microondas para poder prosseguir com seu preparo da maneira correta.
Dá para manter os nutrientes?
Segundo Catia, não é possível evitar que as perdas nutricionais ocorram, mas é possível minimizá-las. Para isso, as baixas temperaturas são indispensáveis, uma vez que algumas vitaminas são sensíveis à temperatura.
A vitamina C, por exemplo, é extremamente sensível à manipulação quando em contato com o ar, à mudança de PH e a outros fatores que podem interferir em sua concentração. Sendo assim, a refrigeração é importantíssima neste processo.
7 alimentos para reaproveitar com segurança
Existem várias maneiras para aproveitar tanto sobras de comidas prontas quanto partes de alimentos. Confira:
1. Arroz
O arroz pode se transformar em bolinhos. Considere misturar o bolinho de arroz com vegetais. Outra opção deliciosa na hora de reaproveitar o arroz é fazer arroz de forno, receita saborosa e muito fácil de se fazer. Outra alternativa é preparar um risoto ou uma canja.
2. Feijão
Sabe quando você faz aquela panelona de feijão e acaba sobrando? Não jogue fora! O feijão pode se transformar em um tutu, feijão tropeiro ou até mesmo unir as duas coisas e preparar um baião de dois delicioso. Também é possível fazer uma salada de feijão. Outra opção, principalmente para os dias mais frios, é preparar uma sopa de feijão.
Leia também: 5 alimentos que não se deve requentar
3. Carne
As carnes podem ser facilmente transformadas em croquetes. Além disso, podem ser utilizadas para recheio de tortas junto de outras sobras de legumes e verduras, por exemplo. Outra opção, mas que é feita somente com carne moída, é incrementá-la no molho vermelho para massas, seja macarrão ou lasanha, por exemplo.
4. Talo de verduras
Os talos de verduras são itens extremamente saudáveis. Eles podem ser refogados e servir de acompanhamento, compor uma sopa de legumes, incrementar bolinhos refogados e até mesmo virar uma farofa.
Leia também: 8 alimentos que podem ser congelados sem perder nutrientes
5. Pão
Sabe quando você compra vários pãezinhos, mas acabam sobrando e, por fim, ficando esquecidos e endurecidos? Não jogue fora! Uma boa maneira de utilizá-los é fazendo torradas ou até mesmo farinha para empanar outros preparos.
6. Banana
A banana é outro item que, quando começa escurecer a casca, muitas vezes termina no lixo. O que muitos não sabem é que neste período ela se encontra muito mais doce e pode ser aproveitada de outras maneiras: é possível fazer uma torta de banana, inseri-la em um fondue de chocolate, decorar sobremesas e preparar um bolo de banana.
7. Salada
Para salvá-las da lixeira, é preciso utilizá-las dentro de 24 horas. É possível reaproveitar a salada da noite passada fazendo um bolo de carne, bolo de legumes ou falafel: caso você consiga recuperar folhas verdes, tente jogá-las na mistura dessas duas opções.