Graduada em Biomedicina pela UNISA, graduada em Nutrição pela FAM, pós-graduada em Reprodução Humana pelo Instituto Fert...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iComo você costuma fazer o seu feijão? Toucinho, bacon e paio são ingredientes comuns na preparação do grão, assim como a folha de louro, o alho, a cebola e outros temperos. Porém, você já imaginou cozinhar o feijão com uma maçã?
A tendência veio à tona após usuários das redes sociais postarem vídeos usando a fruta para engrossar o caldo. Mas será que isso funciona mesmo? Esse hábito pode ser, de alguma forma, benéfico para a saúde? Segundo Ana Paula Kessler, biomédica e nutricionista da Clínica NutriCilla, a resposta é sim!
“A técnica é válida para esta finalidade. A fruta contém pectina, um carboidrato complexo que forma as fibras da fruta e, quando em contato com a água, tem ação gelificante, que traz essa cremosidade ao feijão. A pectina é muito utilizada na indústria e nas cozinhas mundo afora, principalmente na produção de geleias”, explica a especialista.
Além de engrossar o caldo, a prática de cozinhar feijão junto com uma maçã inteira na panela também pode tornar a receita mais nutritiva. “A maçã irá liberar a pectina, vitaminas C, E e flavonoides, possuindo uma capacidade anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica, neuroprotetora e cardioprotetora. A pectina atua ainda como fibra alimentar, reduzindo níveis de colesterol no sangue, auxilia no trânsito intestinal e na sensação de saciedade”, diz Ana Paula.
O processo é simples: basta adicionar a fruta inteira (você também pode optar pela maçã verde, que tem mais pectina) junto ao feijão e deixar cozinhar normalmente. Depois de cozido, é só seguir o passo de finalização do preparo, retirando a casca e o miolo da maçã e temperando como preferir. Fácil, né?
E engana-se quem pensa que a fruta pode impactar negativamente no sabor do prato. Ao final do preparo, a polpa da maçã “derrete” e se mistura ao caldo, deixando-o levemente adocicado (mas sem o gosto característico da fruta). Mas usando sal e outros temperos na receita, o dulçor praticamente desaparece.
Dicas para um feijão mais nutritivo
Embora seja uma alternativa prática e muito acessível, incluir a maçã na receita não é a única forma de enriquecer o seu feijão de todos os dias. A nutricionista Ana Paula Kessler dá algumas dicas que podem tornar sua refeição ainda mais saborosa e cheia de nutrientes.
“Para deixá-lo mais nutritivo, você pode acrescentar alguns vegetais, como cenoura, vagem, brócolis, abobrinha, semente de linhaça. E para deixá-lo mais saboroso, aí vale investir nos temperos. Abuse de opções desidratadas e/ou naturais, como cebola, alho, salsinha, cebolinha, cúrcuma e tudo que for livre de conservantes ou aditivos químicos”, informa.
A especialista também ensina como deixar o preparo com menos fitatos, substâncias responsáveis pelos gases. “Primeiro de tudo, é preciso deixar o feijão de molho em água com algumas gotas de limão por pelo menos 24 horas. Fazendo o remolho, é possível reduzir esses fitatos e evitar o sintoma. Além disso, os grãos hidratados cozinham mais rápido”, finaliza.