Claudia Chang é médica endocrinologista especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, doutora...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Seja para começar o dia, se manter disposto à tarde ou fazer a digestão após as refeições, um bom cafezinho sempre vai bem. Segundo o último levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), divulgado em 2021, o café não é apenas a bebida mais consumida no país, depois da água, mas continua sendo a bebida mais apreciada.
Além de ser um ótimo aliado para proporcionar mais energia, o café também oferece diversos benefícios à saúde. "Ele é rico em antioxidantes, substâncias que promovem a renovação celular e ajudam o organismo a combater doenças, incluindo o câncer", afirma a endocrinologista Claudia Chang, em entrevista prévia para o MinhaVida.
Se você costuma frequentar restaurantes ou cafeterias, talvez já tenha percebido que a maioria dos estabelecimentos serve o café acompanhado de um copinho de água. Mas você sabe para que ele serve? Antes de descobrir a resposta, saiba que esse detalhe é essencial para apreciar seu cafezinho e existe até mesmo um momento certo para seu consumo.
Quanto tomar a água que acompanha o café?
O café, assim como o vinho, foi feito para ser degustado e apreciado. Para saborear a bebida e aproveitar ao máximo seus aromas, existe um truque que talvez você esteja fazendo errado!
Ao tomar o café fora de casa, é comum que ele seja servido junto com um copinho pequeno contendo água (com ou sem gás). Muita gente não tem ideia da funcionalidade dessa combinação, e acabam bebendo no momento inadequado.
Saiba mais: Você pode estar tomando café na hora errada
De cara, já te avisamos: nunca tome a água depois de seu café! Muitos admiradores da bebida fazem isso, achando que a função do copinho é tirar o gosto amargo da boca. Porém, você deve tomar a água sempre antes do café, principalmente se ele for um expresso.
Mas por que? Bom, a água ajuda a hidratar a boca, o que naturalmente diminuirá o amargor do café e preparará as papilas gustativas para receber os sabores da bebida com mais precisão.
Esta tradição vem da Itália, país que idolatra o expresso. Lá, é essencial desfrutar todos os sabores do café. Para isso, ele deve ser consumido com a língua “limpa”, e é por isso que beber a água antes ajuda a preparar o paladar.
Agora que você já conhece o truque, aproveite para redescobrir a força, o equilíbrio, as notas frutadas ou mesmo amargas da sua xícara de café. Simples e eficaz, este hábito mudará a forma como você consume essa bebida — seja dentro ou fora de casa.