
Nutricionista do grupo Mantevida, formada pela Faculdade Anhanguera de Brasília no ano de 2014. Pós graduada em Vigilânc...
i
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

Atualmente, os brasileiros têm acompanhado a disparada nos preços de um de seus itens favoritos do dia a dia: o café. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o grão moído teve uma alta de quase 50,35% no acumulado dos últimos 12 meses, ficando 8,56% mais caro em relação a dezembro de 2024.
Para driblar a escalada dos preços, o consumidor tem buscado por alternativas, e o chamado “café fake” tem chamado atenção nas prateleiras dos supermercados. Com embalagem semelhante aos tradicionais pós de café, o consumo do produto exige cautela. Entenda!
O que é o café fake?
O ‘café fake’, ou ‘cafake’, trata-se de um “pó sabor café”, combinação feita com cascas, folhas e outras partes da planta, exceto com o grão do café. De acordo com Rejane Souza, nutricionista do grupo Mantevida, a mistura também pode trazer ingredientes como cevada torrada, ervas, raízes, grãos de milho ou arroz e chicória.
Saiba mais: O que acontece com o corpo quando se para de tomar café todos os dias?
O café fake pode fazer mal a saúde?
Em comunicado a imprensa, a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) afirmou que a oferta desse tipo de produto é ilegal e pode oferecer riscos, já que não possui registro para comercialização na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Café Fake é qualquer produto vendido como café, mas que na verdade é feito do resíduo da lavoura, contendo impurezas como paus, palhas e cascas. Café é feito do grão de café, fora isso é impureza e resíduo. Esse produto desafia os órgãos competentes de fiscalização, desrespeita o produtor e coloca em risco a saúde do consumidor”, declarou Celírio Inácio, diretor executivo da ABIC.
Como identificar um café falso?
A semelhança nas embalagens pode abrir margem para enganos. Mas a nutricionista afirma que alguns sinais podem ajudar na hora de identificar se um café é original ou uma imitação.
“A melhor maneira de ter certeza é verificar a lista de ingredientes e observar o sabor, aroma, cor e textura do pó ou bebida. Se o produto for de uma marca desconhecida ou de baixo custo, tenha mais cuidado. Optar por marcas confiáveis e cafés com certificação de qualidade é sempre uma boa escolha para evitar cafés falsificados e garantir um produto autêntico”, orienta.
Saiba mais: Café gelado emagrece? Ajuda a refrescar de verdade? Entenda
Alternativas seguras ao consumo de café
É possível encontrar uma variedade de bebidas que podem ser consumidas como alternativa ao café. A especialista indica as seguintes opções:
- Café de cevada
- Chá verde
- Chá preto
- Chá de hibisco
- Chá de gengibre
- Chá-mate
- Sucos de frutas
- Café de hicória