Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
A filha mais nova de Alok e Romana Novais, Raika, teve de ser internada em São Paulo devido a um quadro de pneumonia. A notícia foi divulgada pela mãe nas redes sociais nesta quinta-feira (03). Nas postagens, Romana afirmou que está há três noites sem dormir por conta do estado de saúde da criança, que tem apenas um ano e 11 meses.
“Raikinha está internada com pneumonia e acordou bem melhor. Olha a alegria. Possivelmente, amanhã ela terá alta”, contou a influencer em um registro da filha. No comunicado, a médica ainda orientou que as mães fiquem atentas a qualquer alteração na respiração dos filhos nessa época do ano.
“Essa variação de temperatura repentina propicia a queda da imunidade, propagação de vírus, e a evolução para uma complicação pode ser muito rápida. E, aliás, a vacina contra a influenza está em dia?”, perguntou Romana às seguidoras.
Como a pneumonia se manifesta?
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, podendo ser causada por bactérias, vírus e, em casos raros, por fungos. Atualmente, é a principal causa de óbito por doença infecciosa no mundo e acomete principalmente pessoas com doenças pulmonares, idosos com mais de 60 anos e crianças de até cinco anos.
As pneumonias bacteriana, viral e fúngica apresentam sintomas parecidos com a gripe, tais como:
- Febre alta;
- Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada;
- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Mal-estar generalizado.
Quais os riscos da pneumonia à saúde?
Na maioria dos casos, a pneumonia é resolvida com os cuidados adequados. Porém, no caso de pacientes com sistema imunológico comprometido ou no caso de organismos mais resistentes, a doença pode trazer complicações graves à saúde, como:
- Bactérias na corrente sanguínea: podem espalhar a infecção para outros órgãos, potencialmente causando insuficiência orgânica;
- Dificuldade ao respirar: se a pneumonia for grave ou o paciente possui doenças pulmonares adjacentes crônicas, ele pode apresentar problemas para respirar sem o auxílio de aparelhos;
- Acúmulo de líquidos em torno dos pulmões: a pneumonia pode fazer com que o líquido se acumule no espaço fino entre as camadas de tecido que alinham os pulmões e a cavidade torácica (pleura). Se o fluido se infectar, é preciso drená-lo através de um tubo de tórax ou removido com cirurgia;
- Sepse: o quadro se instala quando a bactéria cai na circulação sanguínea e se dissemina pelo corpo, causando falência múltipla de órgãos e podendo levar à óbito.
Sempre que a pessoa apresentar febre alta e/ou dor no peito ou dificuldade para respirar, é fundamental consultar o médico ou serviço de emergência, especialmente se for criança, idoso, paciente imunodeprimido ou com doenças crônicas.
Saiba mais: A gripe pode causar pneumonia? Especialista explica