Infectologista da Clínica Sartor, é médico formado pela Universidade de São Paulo em 2015.Formado pela Faculdade de Medi...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O vírus sincicial respiratório (VSR) é um dos principais causadores de infecções respiratórias como a bronquiolite e a pneumonia. Apesar de poder evoluir para quadros graves, ainda não existe um medicamento específico que combata esse patógeno e o objetivo do tratamento é apenas aliviar os sintomas.
No entanto, uma solução para prevenir a infecção por VSR e, consequentemente, seus sintomas, é o palivizumabe, um anticorpo monoclonal que atua como uma espécie de “vacina” - apesar de não ser considerada uma - contra o vírus.
“Um anticorpo monoclonal é uma proteína específica produzida em laboratório, capaz de anular a atividade do vírus ligando-se a ele”, explica Igor Maia Marinho, coordenador médico da equipe de Infectologia do Hospital São Camilo Pompeia, de São Paulo. Entenda mais a seguir!
O que é palivizumabe e para que serve?
O palivizumabe é um medicamento em solução injetável composto de um anticorpo monoclonal que atua como prevenção da infecção por VSR. Ele é indicado para crianças com menos de dois anos de idade com alto risco para a infecção causada por esse vírus.
É o caso de crianças prematuras, portadoras de displasia broncopulmonar sintomática e de cardiopatia congênita. Ele atua inibindo a ação do vírus, impedindo a sua infecção. Com nome comercial SYNAGIS, o palivizumabe é distribuído pela AstraZeneca e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada.
Como o palivizumabe deve ser usado?
O palivizumabe deve ser usado com orientação e supervisão médica e a sua administração intramuscular (injeção) deve ser feita somente por um profissional experiente. A aplicação deve ocorrer na posologia de 15 mg/kg, uma vez por mês durante o período de risco de contaminação por VSR - geralmente, sua circulação é maior no inverno.
Vale ressaltar que esse medicamento é contraindicado para adultos e para crianças com histórico de reação anterior grave ao palivizumabe ou a outros componentes da fórmula.
Quais são as outras opções para tratamento do VSR?
O tratamento para vírus sincicial respiratório visa reduzir os sintomas, como tosse, febre, mal-estar, fadiga, congestão nasal e chiado no peito. Por isso, podem ser usados antitussígenos, antitérmicos, anti-inflamatórios e analgésicos.
“Também podem ser usados medicamentos para favorecer a fluidificação da secreção das vias aéreas, o que ajuda o paciente a ter uma melhora mais rápida do quadro de infecção”, afirma Igor. Medidas como lavagem nasal com soro fisiológico, repouso e hidratação também são fundamentais.