Nutricionista focada em emagrecimento, nutrição clínica, esportiva, materno-infantil e fitoterapia.
Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iNão é de hoje que a internet está repleta de vídeos curiosos que trazem soluções inusitadas para diversas situações do cotidiano. Uma das mais recentes, que foi batizada com a hashtag #strawberrychallenge, sugere deixar os morangos de molho em água com bicarbonato de sódio para eliminar uma desagradável “surpresa”.
Em vídeos publicados nas redes sociais (veja abaixo!), alguns internautas que resolveram testar o truque chocaram muitos seguidores ao mostrar insetos “invisíveis” saindo de dentro da fruta, durante a sua higienização. Ou seja, o simples fato de usar o bicarbonato na limpeza dos morangos poderia eliminar bichinhos imperceptíveis que estão na fruta. Mas isso é mesmo real?
Bichinhos no morango fazem mal?
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que qualquer tipo de alimento, seja verduras, legumes ou frutas, estão expostos a sujidades por questões físicas ou químicas. Isso é algo normal e inclui, claro, a presença de insetos.
“Nas versões orgânicas, é ainda mais esperado que os alimentos contenham bichinhos, afinal, não há o uso de pesticidas que impedem a infiltração deles no alimento”, explica a nutricionista Catia Medeiros.
Sobre o caso específico do morango, a especialista esclarece que as larvinhas que aparecem nos vídeos existem de verdade — embora sejam menos comuns nas frutas com algum tipo de veneno. Porém, mesmo que causem nojo nas pessoas, elas não oferecem riscos à saúde humana.
A situação, na verdade, mostra o quanto é importante higienizar adequadamente esse tipo de produto assim que chegamos com eles da feira, supermercado ou sacolão. E o bicarbonato de sódio pode ser, sim, um ótimo aliado da higienização, especialmente para tirar os pesticidas.
Uma pesquisa publicada em 2017 no Journal of Agricultural and Food Chemistry revelou que o produto é capaz de remover até 96% dos agrotóxicos usados em frutas. E além do bicarbonato, outra substância eficaz para higienizar alimentos frescos é o hipoclorito de sódio — já bastante utilizado no Brasil.
Como higienizar corretamente os morangos
Para uma higienização completa dos morangos, que também serve para todas as frutas, legumes e verduras, a nutricionista Catia Medeiros sugere o passo a passo abaixo:
- 1. Antes de higienizar os morangos, lave as mãos com sabão, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos;
- 2. Lave os morangos em água corrente removendo toda a sujeira visível;
- 3. Em uma tigela, você pode fazer uma solução de água com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água), com hipoclorito de sódio (uma pastilha para cada litro de água) ou ainda com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa cheia para cada litro de água);
- 4. Em seguida, deixe os morangos na solução por 15 minutos;
- 5. Após retirá-los da mistura, lave-os em água corrente e deixe secar naturalmente;
- 6. Os morangos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados em potes com tampa e colocados na geladeira para aumentar sua durabilidade.
A especialista alerta que a solução com bicarbonato de sódio reduz o teor de vitamina C presente no alimento. Assim, uma boa alternativa é substituí-lo pelo vinagre, que é útil para tirar sujidades físicas, incluindo os bichinhos que podem estar nas frutas.
Para isso, basta colocar em uma tigela uma parte de vinagre para duas partes de água (por exemplo, 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água). Depois, é só mergulhar as frutas e verduras nessa solução, deixar ali por 15 a 30 minutos e, por último, enxaguar com água corrente.