Profissional de Educação Física formada pela USP. Personal trainer há mais de 20 anos. Professora de Yoga. Sócia diretor...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O crossfit é uma das modalidades esportivas mais queridas no Brasil e no mundo. Com tamanha popularidade, não demorou muito para surgirem versões do estilo de treino para crianças. O crossfit kids está crescendo cada vez mais e ganhando mais adeptos.
Essa é uma versão adaptada do crossfit que respeita a fase de desenvolvimento de cada criança a partir dos três anos de idade. “O foco não é a carga de peso e a intensidade, mas, sim, a experiência do controle motor e da execução dos movimentos com a postura correta”, explica Mila Toledo, profissional de educação física.
Mas será que a prática é realmente saudável para os pequenos? Quais são os cuidados necessários? E os riscos? Confira e entenda melhor a seguir:
Quais são os benefícios do crossfit kids?
De acordo com Mila, o crossfit kids pode ser, sim, benéfico para as crianças. “A prática ajuda no desenvolvimento das capacidades físicas, como flexibilidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio, precisão, força, velocidade, potência, resistência cardiovascular e, até mesmo, resistência muscular”, elenca a educadora física.
Outros benefícios do crossfit infantil incluem:
- Estímulo a uma vida mais ativa fisicamente;
- Melhora da qualidade do sono;
- Desenvolvimento de disciplina;
- Maior socialização;
- Aprimoramento das capacidades físicas;
- Maior sensação de bem-estar e autoconfiança.
Quais exercícios compõem o crossfit kids?
Diferente do crossfit tradicional, no crossfit kids a diversão também é importante e deve ser garantida. Por isso, as aulas são montadas de forma lúdica, com desafios, e os exercícios são simples, utilizando o peso do próprio corpo, dispensando o uso de halteres, barras e de outros equipamentos.
Saiba mais: Musculação na infância: mitos e verdades
Alguns exemplos de exercícios que compõem o crossfit kids são:
- Pranchas variadas;
- Posturas de equilíbrio;
- Saltos;
- Deslocamentos laterais;
- Agachamentos;
- Flexões de braço;
- Exercícios abdominais.
Quais são os cuidados necessários e a frequência ideal?
Apesar de ser benéfico para a saúde, o crossfit kids requer alguns cuidados importantes. Um deles é o acompanhamento de um profissional de educação física e de um médico pediatra, principalmente se a criança possui algum problema de saúde, como cardiopatia, diabetes ou asma, por exemplo.
Antes de começar as aulas, as crianças devem ter respaldo médico para a prática esportiva. Ou seja, é preciso entender, junto com o profissional de saúde de confiança, se o pequeno realmente pode praticar as atividades sem trazer prejuízos à sua saúde.
Leia mais: Esportes coletivos são melhores à saúde mental de crianças
Além disso, o profissional de educação física deve acompanhar de perto a execução dos exercícios para que sejam feitos sempre corretamente, respeitando os sinais de dores e os limites individuais de cada criança. Também é importante evitar treinar em jejum.
Em relação à frequência ideal, Mila explica que duas sessões de treino de crossfit kids por semana são suficientes para “estimular, sem sobrecarregar e, assim, permitir a recuperação muscular tão importante nesse processo de desenvolvimento”, afirma.
Cuidado com o treino em excesso!
Como qualquer outra atividade física, quando feito em excesso, o crossfit pode trazer riscos à saúde e aumentar as chances de lesões. A versão infantil, portanto, deve ser ainda mais leve para garantir que seja um exercício seguro para as crianças.
“Exagerar nos treinos não é recomendável e, em vez de ajudar, pode prejudicar o desenvolvimento da criança”, alerta Mila. “O excesso de peso pode sobrecarregar as articulações. Portanto, o cuidado deve ser redobrado, principalmente nos saltos e nos movimentos de alto impacto. Todos os movimentos devem ser controlados, sempre respeitando os limites de cada criança”, completa a profissional.
No entanto, a educadora física ressalta que esse cuidado não impede a criança de praticar o crossfit kids de forma efetiva. Pelo contrário, manter uma frequência de treinos regulares, realizar os exercícios sem sobrecarregar o corpo e aliar tudo isso a uma alimentação saudável são as chaves para um corpo saudável.