Dermatologista, é membro efetivo e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), coordenadora m...
iRedator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
Você sabia que existe uma erva que, além de ser utilizada como tempero em boa parte das casas brasileiras, pode ajudar no combate à gripe, aliviar os gases e ainda auxiliar no emagrecimento?
Sim, e esta erva é nada mais nada menos do que o alecrim! Isso tudo é possível porque a planta - que chegou ao Brasil na época da colonização - é rica em vitamina A, essencial para a prevenção de infecções e para a manutenção da saúde dos olhos e da pele.
O tempero também conta com a vitamina C, que é uma grande aliada da imunidade; a vitamina K, importante para a coagulação sanguínea; e as vitaminas B1 e B2, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e dos aminoácidos.
Benefícios do alecrim
Com todas estas propriedades, o alecrim pode fornecer vários benefícios à saúde. Confira alguns deles a seguir!
1. Combate a gripe
De acordo com um estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), o alecrim pode ajudar a combater o vírus da gripe. Além disso, o tempero também pode ser utilizado para aliviar a tosse, por conta da sua ação expectorante.
2. Ajuda pessoas com diabetes
Rico em vitamina C, o alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, segundo uma pesquisa inicial da USP. Geralmente, pessoas com essas condições, como o diabetes, tendem a apresentar uma piora nos quadros por conta do estresse oxidativo e das inflamações.
3. Bom para as articulações
Por possuir uma forte ação anti-inflamatória, caso seja aplicado na pele por meio de compressas, o alecrim pode ajudar na redução de inflamações nas articulações. Dessa forma, o tempero alivia as dores causadas por condições como a artrite.
4. Melhora a memória e alivia o estresse
O alecrim é uma planta medicinal que pode ser utilizada de várias formas, inclusive através do seu óleo, conhecido por aliviar problemas de saúde. Alguns estudos indicam que o óleo de alecrim, combinado com outros óleos, pode diminuir os níveis de cortisol, aliviando o estresse e melhorando a memória.
5. Estimula o crescimento do cabelo
O óleo de alecrim também pode ser aplicado no cabelo. Isso porque a planta contém componentes que levam à ação adstringente, ou seja, ao controle da oleosidade.
Dessa forma, de acordo com Joana D'arc Diniz, dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o óleo pode promover uma irrigação capilar no couro cabeludo e uma ação nutritiva nos folículos capilares, levando ao estímulo do crescimento dos fios.
“Ele pode ajudar na limpeza do couro cabeludo, atuando na desobstrução dos folículos capilares, devido à ação vasodilatadora, estimulante e adstringente. Um couro cabeludo limpo potencializa a circulação sanguínea local", explicou a especialista, em entrevista prévia ao MinhaVida.
Saiba mais: Alecrim para o cabelo: benefícios, como usar e crescimento dos fios
6. Ajuda no emagrecimento e reduz os gases
Outra maneira de consumir alecrim é através do seu chá. Entre os benefícios do chá de alecrim estão a ajuda no trânsito intestinal e o auxílio no emagrecimento, possível por conta da ação diurética da bebida, contribuindo para a menor retenção de líquidos.
Leia mais: Chá de alecrim: para que serve e como fazer
7. Previne outras doenças
O chá de alecrim também pode ajudar na prevenção de outras doenças. Isso porque a ingestão da bebida proporciona uma ação antioxidante no corpo, por ser uma planta rica em compostos fenólicos. Estes compostos agem no corpo combatendo os radicais livres e prevenindo diversos problemas de saúde e doenças, como o AVC e o câncer.