Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O nascimento de um bebê é um dos momentos mais especiais e mágicos para uma família. Há quem diga, inclusive, que um filho pode trazer mais alegria para um casal, além de iluminar a vida de quem está ao seu redor.
Pensando nisso, o que acha de homenagear o novo integrante da família com um nome que, por si só, traz esse significado da luz? Existem diversas opções, pouco e mais conhecidas no Brasil, que carregam essa forte simbologia. Confira a seguir e inspire-se!
Nomes femininos que significam luz
1. Ayla: para abrir a lista, que tal um nome feminino diferente? De origem turca, Ayla significa “luz da lua”. É um nome popular na Turquia e pode ser escrito, também, com dois L (Aylla) ou com I (Aila).
2. Clara: como o próprio nome já sugere, Clara significa “brilhante” e “reluzente”. Sua origem é latina, vindo do “Clarus”. Tem uma sonoridade fácil e é bastante popular no Brasil, podendo ser usado, também, em nomes compostos, como “Ana Clara” e “Maria Clara”.
3. Clarice: essa é uma variação do nome Clara e também pode vir na forma de “Clarisse” ou “Clarissa”. Assim como o nome anterior, seu significado é “brilhante” e “reluzante”.
4. Helen: de origem grega, esse nome deriva da palavra “heléne”, que significa “tocha”. Seu significado é “a que brilha” e “a que reluz”. Pode ser escrito com dois L (Hellen) também ou sem H (Elen), que é a versão do nome em inglês.
Leia mais: 24 nomes franceses femininos para te inspirar (com significados)
5. Helena: essa é uma variação de “Helen” e, portanto, possui o mesmo significado. É bastante popular no Brasil e pode fazer parte de nomes compostos, como “Maria Helena” e “Ana Helena”.
6. Luciana: uma das variações femininas de "Lúcio", que vem do latim “lucius” e que significa “luz”. Nesse caso, o nome ganha o poderoso sentido de “a luminosa” ou “a iluminada”. Lindo, não é mesmo?
7. Núbia: de origem egípcia e com sonoridade potente, significa “dourada” ou “perfeita como ouro”. É uma bela forma de homenagear a bebê que acaba de nascer!
8. Sueli: um dos nomes mais populares do Brasil tem origem germânica e é uma variação da palavra “suel” que significa, literalmente, “luz”. Com isso, o nome carrega um significado como “a que é como a luz”.
9. Zahara: uma opção autêntica e bastante diferente de nome feminino, que também pode ser escrito de outras formas, como Zahra, Zara e Zaíra. Sua origem é hebraica e seu significado é “mulher que irradia luz”. Lindo, não?
Saiba mais: 19 nomes franceses masculinos para te inspirar (com significados)
Nomes masculinos que significam luz
1. Abner: esse é um nome masculino com forte significado, apesar de não ser muito comum no Brasil. De origem hebraica, ele é formado pelos elementos “ab”, que significa “pai”, e “hiner”, que significa luz. Portanto, seu significado é algo como “pai da luz” ou “pai iluminado”.
2. Lohan: de origem francesa, é uma variação da palavra bretã “Elouan”, que significa “luz”. Portanto, sua etimologia é a própria palavra “luz”, mas que pode se transformar em um nome autêntico e diferenciado. Que tal?
3. Luan: esse é um nome mais presente no Brasil e possui diferentes significados. Por um lado, pode ser considerado uma referência a “leão” e, por outro, pode ser uma variação de “Luna”, que significa “Lua”. Com isso, ele pode trazer tanto a simbologia da força quanto do brilho noturno.
4. Luca: essa foi a opção escolhida para nomear o terceiro filho da Claudia Raia. De origem italiana, Luca significa “o iluminado” ou “aquele que traz luz” e é uma variante do nome latino Lucas.
5. Luciano: assim como a sua versão feminina, tem sua origem no latim "lucius" e é uma variação de “Lúcio”. Portanto, seu significado é “luz”.
Leia mais: 32 nomes de bebês inspirados em pedras preciosas que vão te encantar
6. Melchior: diferenciado, pouco comum e com um ar de realeza, Melchior tem origem no hebraico “malkiur”, que significa “rei da luz”, “rei iluminado”. Ele também tem uma relação bíblica: um dos sábios ou reis que visitaram Jesus Cristo quando ainda era um recém-nascido se chamava Melchior.
7. Ravi: popular na Índia, esse nome tem origem sânscrita e significa “o Sol”, portanto, reflete a simbologia da luz e do conhecimento.
8. Uriel: esse nome é formado a partir da junção de “Ur”, que quer dizer “luz, ouro” e El, que significa “Senhor”. Por isso, seu significado é “o Senhor é luz”. Além disso, Uriel é retratado pela Bíblia como um grande arcanjo.
9. Yuri: trata-se de uma variação de Uriel e, por isso, possui o mesmo significado. É um pouco mais comum no Brasil para nomear meninos, mas também pode servir para nomear meninas, já que se trata de um nome neutro em várias regiões do mundo.