Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
As princesas da Disney marcaram a infância de muitas crianças. Com histórias inspiradoras sobre coragem e determinação, seus nomes trazem significados marcantes e são bastante nostálgicos para as pessoas que acompanharam os clássicos infantis — o que os torna-os opções incríveis para nomear o bebê!
Pensando nisso, o MinhaVida selecionou 15 nomes lindos inspirados em princesas da Disney e seus significados que vão te encantar! Dá uma olhada!
Cinderela: sendo uma das princesas mais amadas do universo Disney, você sabia que o nome verdadeiro da personagem é Ella? Cinderella, na verdade, é um apelido dado pela madrasta e pelas meia-irmãs. Cinder quer dizer “cinzas”, traduzido do inglês para o português. Já o conto, escrito por Perrault, foi nomeado de Cendrillon, que significa “pequenas cinzas”.
Jasmine: lançado nos anos 1990, a animação Aladdin fez bastante sucesso devido ao seu enredo, ao gênio da lâmpada e à linda e forte princesa Jasmine. O nome é derivado do persa Yasmin, que quer dizer literalmente “jasmine” — que se refere a uma planta que apresenta uma flor graciosa e perfumada.
Bela: também conhecida como Belle em inglês, a personagem faz parte da história A Bela e a Fera, uma adaptação de um conto pela Disney. Nostálgico, o nome tem uma de suas origem na palavra francesa belle, que significa “bonita”, “bella”, atributos visíveis na princesa.
Aurora: lançado pela Disney em 1959, A Bela Adormecida conta a história da princesa Aurora que, após ser enfeitiçada pela fada Malévola, espeta seu dedo em uma roca e cai em um sono profundo em seu décimo quinto aniversário. Assim como a Aurora Boreal, esse nome significa “o nascer do sol”, “o raiar do dia”, “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como ouro”.
Esmeralda: não tão conhecida como as anteriores, Esmeralda aparece no filme O Corcunda de Notre-Dame como uma cigana de bom coração, que olha para as pessoas além das aparências. O nome significa “pedra preciosa valiosa” e tem origem no grego smaragdus, a partir do latim smaragdus.
Elsa: uma das princesas mais reverenciadas pelas crianças na atualidade, Elsa é a protagonista do filme Frozen, conhecida como a “rainha da neve”. O nome é a forma encurtada de Elisabeth, de origem no hebraica Elishebba e que quer dizer “Deus é juramento”.
Giselle: você deve se lembrar do filme Encantada, sobre uma princesa que é expulsa de seu perfeito mundo de conto de fadas para o mundo real, dos seres humanos. Giselle deriva da palavra germânica Gisila, que significa “refém”, ou mesmo “penhor”, “garantia”.
Ana: irmã da princesa Elsa, do filme Frozen, Ana é uma personagem animada e divertida. O nome vem do hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna — e significa “graciosa” ou “cheia de graça”. Esse nome reflete um simbolismo de dádiva ou oferta.
Ariel: uma das sereias mais adoradas do mundo infantil, a história acompanha a vida de Ariel, que está disposta a abandonar toda a sua vida no fundo do oceano para viver no mundo dos humanos. O nome tem origem no hebraico Ari-el, que significa “leão de Deus”, “leão do Senhor” ou “fogo de Deus”.
Mulan: poderosa e corajosa, a princesa Mulan foi uma das primeiras protagonistas dos filmes de princesas da Disney a quebrar o papel estereotipado feminino. O nome tem origem na junção dos caracteres chineses 木 (mù), que significa ‘’madeira’’, ‘’floresta’’ e 蘭 (lán), que quer dizer ‘’orquídea’’ ou ‘’elegante; graciosa’’. Assim, fica com o significado de ‘’orquídea de madeira’’ ou ‘’floresta elegante e graciosa’’.
Merida: muito diferente das princesas clássicas, Merida é uma princesa forte, corajosa e rebelde, que não aceita as imposições sociais. O nome provém da palavra Mairead, que quer dizer “pérola”, também com origem latina pode significar “aquela que alcançou um alto nível de honra”, “a bem-sucedida”, “a bem vista por todos.”
Moana: nomeia uma princesa independente, apaixonada pelo mar e destemida, que é escolhida para ser a heroína do seu povo, filha do líder de uma ilha na Polinésia. O nome tem origem maori e havaiana e significa “oceano”, “mar profundo” e “grande extensão de água”.
Tiana: é a primeira princesa afro-americana da Disney, personagem do filme A Princesa e o Sapo. O seu nome foi escolhido pelos diretores provavelmente porque Tiana rima com o nome Diana (de uma princesa) e com a palavra rana, que quer dizer sapo em latim. Apesar de não ser traduzido como ‘’princesa’’ em grego, pode ser a fusão das palavras Τία e Νταϊάνα, que em grego são nomes de princesas.
Rapunzel: a princesa loira de cabelos (muito!) compridos pertence a um conto germânico escrito pelos irmãos Grimm, e ficou ainda mais conhecida pelo filme Enrolados. Rapunzel é um dos nomes dados a uma planta chamada Rampion, muito cultivada na Europa e que possui uma flor com uma cor roxa ou lilás. Seu significado é incerto, mas é provável que seja “flor roxa clara”.
Pocahontas: filha do Chefe Powhatan, Pocahontas é uma das princesas mais graciosas da Disney e apresenta características como conexão com a natureza e espiritualidade, sabedoria e bondade. O nome tem origem na língua algonquina, um dos idiomas das tribos ameríndias dos Estados Unidos, e significa “brincalhona”, “divertida”.