
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

As princesas da Disney marcaram a infância de muitas crianças. Com histórias inspiradoras sobre coragem e determinação, seus nomes trazem significados marcantes e são bastante nostálgicos para as pessoas que acompanharam os clássicos infantis — o que os torna-os opções incríveis para nomear o bebê!
Pensando nisso, o MinhaVida selecionou 15 nomes lindos inspirados em princesas da Disney e seus significados que vão te encantar! Dá uma olhada!
Cinderela
Sendo uma das princesas mais amadas do universo Disney, você sabia que o nome verdadeiro da personagem é Ella? Cinderella, na verdade, é um apelido dado pela madrasta e pelas meia-irmãs. Cinder quer dizer “cinzas”, traduzido do inglês para o português. Já o conto, escrito por Perrault, foi nomeado de Cendrillon, que significa “pequenas cinzas”.
Jasmine
Lançado nos anos 1990, a animação Aladdin fez bastante sucesso devido ao seu enredo, ao gênio da lâmpada e à linda e forte princesa Jasmine. O nome é derivado do persa Yasmin, que quer dizer literalmente “jasmine” — que se refere a uma planta que apresenta uma flor graciosa e perfumada.
Bela
Também conhecida como Belle em inglês, a personagem faz parte da história A Bela e a Fera, uma adaptação de um conto pela Disney. Nostálgico, o nome tem uma de suas origem na palavra francesa belle, que significa “bonita”, “bella”, atributos visíveis na princesa.
Aurora
Lançado pela Disney em 1959, A Bela Adormecida conta a história da princesa Aurora que, após ser enfeitiçada pela fada Malévola, espeta seu dedo em uma roca e cai em um sono profundo em seu décimo quinto aniversário. Assim como a Aurora Boreal, esse nome significa “o nascer do sol”, “o raiar do dia”, “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como ouro”.
Esmeralda
Não tão conhecida como as anteriores, Esmeralda aparece no filme O Corcunda de Notre-Dame como uma cigana de bom coração, que olha para as pessoas além das aparências. O nome significa “pedra preciosa valiosa” e tem origem no grego smaragdus, a partir do latim smaragdus.
Elsa
Uma das princesas mais reverenciadas pelas crianças na atualidade, Elsa é a protagonista do filme Frozen, conhecida como a “rainha da neve”. O nome é a forma encurtada de Elisabeth, de origem no hebraica Elishebba e que quer dizer “Deus é juramento”.
Giselle
Você deve se lembrar do filme Encantada, sobre uma princesa que é expulsa de seu perfeito mundo de conto de fadas para o mundo real, dos seres humanos. Giselle deriva da palavra germânica Gisila, que significa “refém”, ou mesmo “penhor”, “garantia”.
Ana
Irmã da princesa Elsa, do filme Frozen, Ana é uma personagem animada e divertida. O nome vem do hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna — e significa “graciosa” ou “cheia de graça”. Esse nome reflete um simbolismo de dádiva ou oferta.
Ariel
Uma das sereias mais adoradas do mundo infantil, a história acompanha a vida de Ariel, que está disposta a abandonar toda a sua vida no fundo do oceano para viver no mundo dos humanos. O nome tem origem no hebraico Ari-el, que significa “leão de Deus”, “leão do Senhor” ou “fogo de Deus”.
Mulan
Poderosa e corajosa, a princesa Mulan foi uma das primeiras protagonistas dos filmes de princesas da Disney a quebrar o papel estereotipado feminino. O nome tem origem na junção dos caracteres chineses 木 (mù), que significa ‘’madeira’’, ‘’floresta’’ e 蘭 (lán), que quer dizer ‘’orquídea’’ ou ‘’elegante; graciosa’’. Assim, fica com o significado de ‘’orquídea de madeira’’ ou ‘’floresta elegante e graciosa’’.
Merida
Muito diferente das princesas clássicas, Merida é uma princesa forte, corajosa e rebelde, que não aceita as imposições sociais. O nome provém da palavra Mairead, que quer dizer “pérola”, também com origem latina pode significar “aquela que alcançou um alto nível de honra”, “a bem-sucedida”, “a bem vista por todos.”
Moana
Nomeia uma princesa independente, apaixonada pelo mar e destemida, que é escolhida para ser a heroína do seu povo, filha do líder de uma ilha na Polinésia. O nome tem origem maori e havaiana e significa “oceano”, “mar profundo” e “grande extensão de água”.
Tiana
É a primeira princesa afro-americana da Disney, personagem do filme A Princesa e o Sapo. O seu nome foi escolhido pelos diretores provavelmente porque Tiana rima com o nome Diana (de uma princesa) e com a palavra rana, que quer dizer sapo em latim. Apesar de não ser traduzido como ‘’princesa’’ em grego, pode ser a fusão das palavras Τία e Νταϊάνα, que em grego são nomes de princesas.
Rapunzel
A princesa loira de cabelos (muito!) compridos pertence a um conto germânico escrito pelos irmãos Grimm, e ficou ainda mais conhecida pelo filme Enrolados. Rapunzel é um dos nomes dados a uma planta chamada Rampion, muito cultivada na Europa e que possui uma flor com uma cor roxa ou lilás. Seu significado é incerto, mas é provável que seja “flor roxa clara”.
Pocahontas
Filha do Chefe Powhatan, Pocahontas é uma das princesas mais graciosas da Disney e apresenta características como conexão com a natureza e espiritualidade, sabedoria e bondade. O nome tem origem na língua algonquina, um dos idiomas das tribos ameríndias dos Estados Unidos, e significa “brincalhona”, “divertida”.
Leia também: Para que as crianças se tornem adultos felizes, os pais devem fazer essas 18 perguntas estimulantes regularmente