Professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Criadora do canal Pri Leite Yoga no YouTube.
iRedator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
A yoga é uma filosofia tradicional constituída por uma série de técnicas práticas para expandir e trabalhar a conexão entre a cabeça e o corpo. Isso é possível através das várias posturas que, além de aliviarem a mente, podem trazer diversos benefícios físicos.
“Na maioria das situações, fazer yoga pode ajudar a aliviar a tensão e ainda a fortalecer a coluna. A atividade é ótima para trabalhar a flexibilidade e a estabilidade central, corrigindo a postura e a respiração - ambas necessárias para uma coluna saudável”, explica a professora de yoga Priscilla Leite, em artigo publicado no MinhaVida.
Entre as posições, existem algumas que se concentram na abertura do peito, juntando as escápulas (ossos localizados na parte superior das costas) e promovendo a melhora da postura corporal.
Na yoga, estes movimentos são conhecidos como “backbending”, ou seja, que dobram as costas para trás. Sendo assim, esses exercícios são ótimas opções para alongar os músculos do peito e arquear as costas. Pensando nisso, listamos as cinco melhores posições de yoga para trabalhar a postura corporal. Confira a seguir:
Leia mais: 16 posições de yoga fáceis e para iniciantes
1. Postura da Esfinge (ou Ardha Bhujangasana)
Esta é uma postura simples, mas que pode trazer muito alívio para as dores nas costas, uma vez que estica e fortalece toda a coluna vertebral. Ela também ajuda a estimular o peristaltismo do sistema digestivo, movimentos involuntários realizados pelos órgãos, melhorando a digestão.
2. Postura da Cobra (ou Bhujangasana)
É similar à postura anterior, mas é necessário levantar um pouco mais o tronco e puxar os ombros para trás até estarem ao nível dos rins. Para além de ajudar a fortalecer as costas, esta pose também pode ajudar a fortalecer os músculos dos braços.
Durante o exercício, lembre-se de focar na musculatura das pernas e dos glúteos, mantendo a pelve como ponto de apoio.
3. Postura do Peixe (ou Matsyasana)
Esta posição ajuda a abrir bem o peito, aumentando a capacidade pulmonar. No entanto, ela deve ser evitada por pessoas com algum tipo de problema cervical, como a lordose, pois a coluna vertebral é arqueada e a cabeça fica em contato com o tapete.
Saiba mais: Conheça os principais tipos de desvios posturais
4. Postura da Pequena Ponte (ou Setu Bandhasana)
Esta postura lembra muito o exercício da ponte para glúteos. A diferença entre elas é a posição dos braços, que devem ser colocados debaixo das costas, com as mãos entrelaçadas e os ombros o mais próximos possível.
Ao realizar esta posição, você fortalece os glúteos, os músculos pélvicos e o períneo. Lembre-se de não deixar os joelhos e pés se afastarem muito e mantenha-os na direção do quadril.
5. Postura do Arco Invertido (ou Dhanurasana)
Esta pose é perfeita para aliviar a rigidez nos ombros, graças ao alongamento de todo o tronco e do abdômen. A postura também fortalece as pernas, especialmente os quadríceps. Porém, deve ser evitada por pessoas com problemas de coluna ou ombro.
Cuidados no “backbending”
Antes de começar a prática do backbending, é importante realizar o aquecimento das costas com posturas mais simples da yoga. Além disso, se o indivíduo tiver alguma patologia traumática que o impeça de fazer essas posturas, um professor de yoga ou especialista deve ser procurado.
Leia mais: 5 dicas para prevenir e amenizar a dor nas costas