Fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Fisiologia e Biomecânica do Apare...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Lordose?
Lordose é o nome que se dá à curvatura natural na coluna espinhal, localizada nas regiões cervical e lombar, sendo importante para a distribuição a carga e o estresse que afetam a coluna durante os movimentos.
Alterações no grau dessa curvatura, como a acentuação da lordose lombar ou diminuição da curvatura, podem indicar desvios posturais que podem comprometer a mobilidade da coluna e gerar sintomas como dor nas costas e na lombar. É o caso da hiperlordose e hipolordose.
- Hiperlordose: aumento excessivo da curvatura para dentro do corpo, na direção da frente do abdômen, deixando uma aparência de "bumbum arrebitado" e a barriga mais aparente. É causada pela acentuação da lordose lombar
- Hipolordose: redução da curvatura a ponto de provocar a retificação da coluna, principalmente na região cervical e lombar.
Lordose e cifose: qual a diferença?
Assim como a lordose, a cifose na verdade é uma curvatura natural da coluna. Ela se forma na região do peito, na coluna torácica e na coluna sacral.
Quando estas curvaturas ficam mais acentuadas do que o normal, chamamos de hipercifose, ou hiperlordose. No entanto, popularmente, foi retirado o prefixo o "hiper" e deixado apenas o nome da curvatura para representar estes aumentos, fazendo com que as condições excessivas delas sejam chamadas pelos seus próprios nomes: lordose e cifose.
Agora que você já sabe o que é lordose, veja suas causas e saiba como tratar a seguir:
Causas
Certos problemas de saúde podem afetar a integridade estrutural da coluna espinhal, levando à lordose. Veja as principais causas:
- Acondroplasia, que é um transtorno genético que pode causar um tipo de nanismo
- Discite, que é a inflamação do espaço intervertebral dos discos da coluna
- Cifose (ou corcunda)
- Obesidade, que pode fazer com que algumas pessoas com sobrepeso se inclinem para trás para buscar o equilíbrio perfeito – o que pode levar a um problema de coluna, como a lordose
- Osteoporose
- Espondilolistese, que ocorre quando uma vértebra escorrega para frente em relação a uma vértebra adjacente, geralmente na coluna lombar
Sinais
O principal sintoma de lordose é a dor nas costas (ou lombalgia), principalmente após ficar muito tempo sentado ou em pé, imóvel, ou depois de carregar objetos pesados sem proteger a coluna.
Leia mais: Dor nas costas: 5 dicas para prevenir e amenizar
Diagnóstico
A lordose pode ser diagnosticada através do exame clínico, com a observação do paciente de frente, de costas e de perfil. Além disso, exames de imagem, como o raio X da coluna, pode confirmar o diagnóstico.
A radiografia permite, ainda, medir o grau das curvaturas e identificar possíveis lesões, luxações ou tumores nessa região.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma lordose são:
- Clínico geral
- Reumatologista
- Ortopedista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quando você notou a curvatura nas costas de seu filho?
- Ele sente dor? Qual a intensidade da dor?
- A curvatura é flexível ou estática?
- Há presença de outros sintomas? Quais?
- Seu filho foi diagnosticado com alguma condição médica? Qual?
- Seu filho tem algum problema de coluna diagnosticado?
- Seu filho faz tratamento para algum problema na coluna?
- Seu filho praticamente atividades físicas?
- O ângulo da curvatura permanece o mesmo ou muda de acordo com movimentos?
Tratamento
O tratamento para lordose pode variar de acordo com cada caso, além de levar em conta a idade do paciente, o grau da curvatura e as características da deformidade. De forma geral, pode incluir técnicas de fisioterapia, como RPG (Reeducação Postural Globalizada), pilates, alongamento e fortalecimento da musculatura da lombar e cervical.
Saiba mais: Conheça três benefícios do pilates para a coluna
Em alguns casos, também podem ser utilizados medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor. É o caso de paracetamol, dipirona, ibuprofeno e aspirina.
Referências
Ministério da Saúde
Marcel Tomonori Sera - Fisioterapia e acupuntura - CREFITO 121849/SP
Helder Montenegro - Fisioterapia - CREFITO 7277/CE