Misael do Nascimento é médico atuante na área de dermatologia com ênfase ao público masculino e atua na Clínica Nut...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Entre os ingredientes caseiros populares no ramo da beleza, o leite de coco é uma das opções utilizadas para os cuidados dos cabelos. Com a finalidade de hidratar os fios, a bebida é aplicada após o uso do shampoo, normalmente misturada a algum creme. Mas ela realmente pode trazer benefícios para os cabelos?
Misael do Nascimento, médico tricologista, explica que o leite de coco é uma emulsão que contém, principalmente, carboidratos, lipídeos e proteínas. Ele também contém vários compostos menores, incluindo substâncias fenólicas.
“Um trabalho do International Journal of Food Science em 2020 fala sobre as ‘Propriedades antioxidantes e nutricionais de preparações domésticas e comerciais de leite de coco’. Este estudo teve como objetivo os benefícios da ingestão do leite de coco, não seu uso direto sobre o cabelo. Mesmo assim, a conclusão foi que há uma atividade sobre radicais livres”, conta.
Essa ação foi relatada como “substâncias fenólicas do leite de coco podem proteger macromoléculas como lípidos, proteínas e DNA contra danos oxidativos em sistemas vivos”. Ou seja, beber o leite pode ajudar a combater agentes externos - também responsáveis por danificar o cabelo.
Efeito do leite de coco no cabelo
Apesar de ainda não ser um tópico muito explorado, já é possível encontrar análises sobre o leite de coco aplicado nos fios. Divulgada no International Journal of Trichology de 2020, a pesquisa comparou a penetração do óleo de coco (que existe no leite) no cabelo, assim como seus possíveis efeitos de hidratação, crescimento e resistência.
De acordo com Misael, o estudo foi feito em três grupos: o primeiro com o óleo de coco sozinho, o segundo com uma mistura de óleo mineral 77%, óleo vegetal 21% e 2% de excipientes (antioxidantes, cor e perfume) e o terceiro uma mistura composta por 77% de parafina líquida leve, 21% de óleo vegetal e 2% de excipientes (antioxidantes, corantes e perfume).
“Nele, foi evidenciada não só a capacidade de penetração do óleo de coco na fibra capilar, como seu efeito positivo enquanto a espessura capilar - o que se traduz como brilho, força e hidratação capilar”, explica o médico.
Vale a pena usar o leite de coco nos fios?
Apesar dos resultados promissores, a mistura de alimentos com produtos industrializados pode causar efeitos inesperados nos cabelos. Os componentes podem entrar em conflito, o que aumenta a chance de resultados não agradáveis.
“O ideal é que esse tipo de receita caseira seja orientada por um especialista. Química é uma coisa muito complexa, e quando falamos de cabelo, fica mais complexa ainda. Não é porque algum alimento é rico em componentes benéficos para o cabelo de forma oral que significa que ele vai funcionar de forma tópica - e vice-versa”, finaliza Misael.
Dessa forma, como os resultados revelaram que a principal ação do leite de coco está relacionada ao seu óleo, uma alternativa é usar o óleo de coco para tratar os cabelos. Conforme análises de estudos anteriores, o produto já teve seus resultados positivos comprovados, proporcionando nutrição e brilho aos fios.