Dra. Anna Ximenes, Cirurgiã-Dentista é especialista em Dentística, Prótese Fixa e Estética. Habilitada em Sedação com Ó...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Em março deste ano, Gisele Bündchen lançou o seu novo livro, intitulado “Nutrir: Receitas Simples para Corpo e Alma”, onde compartilha receitas de família e dicas sobre alimentação saudável e estilo de vida. Um dos hábitos que a modelo brasileira revela praticar em seu dia a dia é o de fazer bochechos com óleo de coco por 10 minutos. A técnica ficou conhecida nas redes sociais como “oil pulling” e promete diversos benefícios para a saúde oral. Será que funciona mesmo?
Bochecho com óleo de coco funciona?
O bochecho com óleo de coco pode ser benéfico à saúde oral caso esteja associado a uma boa higienização, esclarece Anna Karolina Oliveira Ximenes, cirurgiã-dentista da IGM Odontologia para Família. “Os bochechos ou oil pulling não substituem a escovação tradicional nem o uso de fio dental. Mas, se combinado à rotina de higiene bucal, são um grande aliado”.
Os bochechos com óleos vegetais fazem parte da Ayurvédica, uma terapia complementar milenar de origem indiana, que utiliza métodos como massagem, aromaterapia e fitoterapia para prevenção de doenças e cura do corpo. Conforme explicação da especialista, o bochecho com óleo de coco no Ayurvédica é indicado após a higienização da língua com um o raspador. Em alguns casos, é indicado bochechar com o óleo por até 20 minutos.
Saiba mais: 8 doenças transmitidas pelo beijo na boca: veja o que é possível pegar
Quais são os benefícios do bochecho com óleo de coco?
A cirurgiã-dentista conta que o óleo de coco é rico em nutrientes, antioxidantes e tem ação antifúngica. Dessa forma, o bochecho pode trazer benefícios como:
- Reduz a quantidade de bactérias da boca, como apontado em um estudo publicado no The Journal of Contemporary Dental Practice
- Combate o mau hálito
- Previne doenças infecciosas da boca, como indicou um trabalho científico publicado no Pharmaceutical biology
- Neutraliza o pH salivar
- Estimula a cicatrização
Saiba mais: Afta na boca: 8 fatores que podem provocar a lesão
Há contraindicações?
De acordo com a especialista, por ser uma prática natural, não há contraindicações no bochecho com óleo de coco. “Como a duração recomendada são de 20 minutos, pode, ocasionalmente, gerar dor na mandíbula ou fadiga nos músculos da face. Portanto deve-se começar a praticar devagar, bochechando entre 2 e 5 minutos e ir aumentando no decorrer do tempo”, aconselha.
Outras orientações da especialista são:
- O óleo de coco não deve ser ingerido
- Após o bochecho, higienizar a boca normalmente com água e pasta de dentes, para eliminar o óleo por completo