Psicóloga em situações de crise e ansiedade. Me formei em psicologia pela Universidade São Judas no ano de 1998, mas val...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
Aniversários, confraternizações, formaturas e até mesmo quando tem jogo do Brasil na Copa do Mundo: momentos marcantes tendem a ser acompanhados por comemorações - pequenas ou grandes. E se você tem o costume de reunir amigos e familiares para celebrar essas situações, saiba que isso é bastante benéfico para a sua saúde mental.
“Comemorar alguma conquista faz muito bem para a nossa saúde mental, uma vez que olhar as coisas de maneira positiva, valorizar pequenos ou grandes sucessos, liberam alguns hormônios responsáveis pelo nosso humor”, explica a psicóloga Daiane Daumichen.
Essas reuniões em datas comemorativas também ajudam a criar memórias felizes e até a resolver conflitos de forma passiva. E acumular lembranças positivas pode ser um grande diferencial para a saúde mental a longo prazo.
Um estudo publicado na revista Nature observou que memórias prazerosas podem ativar um circuito neural que tem efeito antidepressivo em camundongos. Ainda faltam pesquisas específicas para definir se isso também acontece em humanos, mas já vale ir juntando cada vez mais boas recordações com a família e os amigos.
E que tal aproveitar os jogos da Copa do Mundo para isso? “Acredito que o sentimento de competitividade em vencer o outro país e conquistar o título mundial é algo que contagia, gera uma sensação de pertencimento e união. É como se toda a nação, unida pela crença da vitória do campeonato, pudesse transformar a vida de cada pessoa”, reflete Daiane.
Não gosto de comemorações: e agora?
Mas é importante pontuar que nem todo mundo gosta de comemorar, e isso não significa que essas pessoas têm uma saúde mental ruim. Na verdade, situações comemorativas podem, inclusive, prejudicar o estado mental de quem não curte festejar. “Para essas pessoas, o barulho das comemorações pode ser um grande gatilho para o estresse”, alerta a psicóloga.
Em relação especificamente aos jogos da Copa, há ainda quem não lida muito bem com as mudanças que o organismo sofre durante uma partida. “Nessas circunstâncias, temos uma descarga de adrenalina, que promove alterações no organismo, como aumento exagerado da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, vasoconstrição arterial e arritmias”, explica César Jardim, cardiologista do Hcor.
Por isso, nessa situação, o importante é respeitar o jeito de cada pessoa. E se você faz parte do grupo que prefere evitar comemorações, especialmente aquelas que comovem muitas pessoas (como virada do ano e Copa do Mundo), busque ficar em locais confortáveis e tranquilos, fazendo atividades que te deixem à vontade.
“Uma mente feliz e saudável gera impactos positivos nas demais dimensões de saúde, como a física, a social e a espiritual”, reforça Daumichen.