Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Encontrar novas receitas para variar o cardápio ou para uma ocasião especial é sempre uma boa experiência. Diversas receitas deliciosas fazem parte da lista das mais buscadas no Google em 2022, desde o tradicional bolo caseiro até a saborosa canjica de milho.
O melhor é que, além de não serem difíceis de preparar, as receitas podem ser feitas com ingredientes mais leves, saudáveis e com baixo valor calórico. Ficou curioso? O MinhaVida separou os 10 pratos mais buscados no Google em 2022 que ganharam uma versão fit e são superfáceis de fazer. Dá uma olhada!
1. Bolo caseiro
Uma ótima opção para o café da manhã ou lanche da tarde é o bolo caseiro. Esta receita, ensinada pela nutricionista Aline Quissak, além de ficar fofinha e saborosa, tem massa integral e pode melhorar o bom humor e a disposição. Isso porque a linhaça, um dos principais ingredientes do prato, é um alimento funcional, rico em fibras e que oferece diversos benefícios ao coração, ao intestino e até mesmo aos ossos.
2. Pão de queijo vegano
Esse é aquele tipo de receita que agrada o paladar de toda a família. Por não ser difícil de fazer e ter um preparo rápido, o pão de queijo é uma ótima alternativa para lanche da tarde — especialmente durante a rotina corrida. O destaque desse petisco é que ele é feito com mandioquinha, um tubérculo de alto valor nutricional e que é uma excelente fonte de energia.
3. Yakisoba
Para amantes da culinária japonesa, o yakisoba é um prato clássico e muito saboroso para incluir no cardápio. A boa notícia é que você pode fazer uma versão low carb e saudável desse prato. A receita, ensinada pela nutricionista Patrícia Davidson, é feita com macarrão konjac, uma planta asiática muito utilizada na culinária japonesa, com baixo teor de carboidratos e que contribui para o sabor do yakisoba.
4. Banoffee
A torta de banoffee é uma sobremesa deliciosa que combina o sabor de biscoitos esfarelados, banana, canela e doce de leite. Nesta versão saudável da receita, em vez dos ingredientes clássicos, são utilizadas alternativas mais saudáveis e sem açúcar, ideal para quem não quer sair da dieta ou possui restrições alimentares.
5. Bolo de cenoura de liquidificador
Saboroso e prático, o bolo de cenoura com chocolate é uma receita que agrada o paladar e pode ser feito sem dificuldades, com ingredientes mais leves para pessoas que estão na dieta ou investindo em uma alimentação mais saudável. O destaque desse prato é que ele não leva glúten e está liberado para pessoas com intolerância ou com doença celíaca. Incrível, não é?
6. Bacalhoada
Com destaque para o ômega 3, ácido graxo que ajuda a diminuir o índice de triglicerídeos e a pressão sanguínea, o bacalhau é um alimento versátil e que pode ser preparado de diferentes maneiras. Nesta receita, ensinada pela nutricionista Jade Leão, o alimento acompanha ingredientes saudáveis, como pimentão, ovos e batatas inglesas — ricos em proteínas e minerais.
7. Quentão
Ideal para os dias mais frios, o quentão é uma bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas no Brasil. Essa versão light é feita com frutas como laranja, morango e abacaxi — um conjunto rico em antioxidantes e minerais essenciais para a saúde.
8. Canjica para festa junina
Que tal deixar a canjica, uma receita clássica brasileira, com um toque mais saudável? Essa é a proposta da nutricionista Patricia Davidson, que combinou leite vegetal, cravo, canela e outros ingredientes nutritivos em um prato típico — e sem perder o sabor!
9. Massa de panqueca
Versátil é o nome do meio da massa de panqueca! Perfeita para lanches ou refeições principais, a panqueca pode ser feita com diferentes recheios e a partir de ingredientes diversos. Essa versão, ensinada pelo MinhaVida, tem a couve como ingrediente principal, que auxilia no bom funcionamento do intestino. Demais, não é?
10. Mousse de maracujá
Para fechar a lista, outro prato popular na culinária brasileira que bombou em 2022 nas pesquisas foi o mousse de maracujá. Nessa versão ensinada pela nutricionista Clarice Cruz, ele leva poucos ingredientes e é simples de fazer — ideal principalmente para pessoas que não dominam a arte de cozinhar.