Nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana. Pós graduanda em Nutrição Clínica pela Universidade Federal de Goiá...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Você já ouviu falar da maionese de coco? Essa versão diferenciada do molho pode ser encontrada de diferentes maneiras: industrializada, substituindo o óleo de soja pelo óleo de coco, vegana (sem a adição de ovos) e receitas caseiras com coco verde.
A última, feita em casa com ingredientes naturais, é uma das receitas mais vantajosas da maionese. Além de conter nutrientes, como as vitaminas E, A e K, ela também pode ser consumida por pessoas veganas ou com alergia ao ovo e ao leite.
Receita de maionese de coco
“Para um maior benefício, recomendo uma receita de maionese de coco que pode trazer mais benefícios se incrementada à dieta, pois tem melhor composição nutricional e sem aditivos químicos”, ensina a nutricionista Marisa Coutinho.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) da polpa do coco verde;
- 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva;
- 1 colher (café) de sal (se possível, sal rosa do Himalaia);
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã;
- 3 colheres (sopa) de suco de limão;
- 12 folhas de salsa/coentro;
- 1 pitada de cúrcuma/açafrão da terra.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Depois, é só consumir a maionese da forma que preferir, como em saladas ou nas refeições. É possível conservar o alimento na geladeira por até três dias.
Atenção aos valores nutricionais
Apesar de ser comercializada como uma possibilidade mais saudável, é preciso se atentar a alguns detalhes do produto - especialmente nas versões industrializadas. Isso porque, segundo a nutricionista Marisa Coutinho, a simples substituição do óleo de soja pelo óleo de coco por si só não é vantajosa nutricionalmente.
“O óleo de coco deve ser consumido em pequenas quantidades e associado a uma dieta equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. No caso da maionese, ainda há a questão dos aditivos químicos, que devem ser evitados sempre que possível”, conta.