Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com pós-graduação em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Os carunchos são pequenos insetos que podem ser encontrados em armários e despensas, onde costumam colocar seus ovos diretamente em alimentos. Os mais afetados costumam ser grãos armazenados e produtos industrializados, como arroz, feijão, macarrão, barrinhas de cereais e milho.
Mais comuns durante o verão, os carunchos perfuram as embalagens armazenadas para colocarem seus ovos, gerando as larvas que, na maioria dos casos, são invisíveis a olho nu. “A presença deles consta a falta de higiene do local, que pode também comprometer outros processos de produção e manipulação”, acrescenta Angélica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta.
Os carunchos podem se desenvolver em todo tipo de alimento e local, mas as leguminosas e comidas secas, como farinhas e massas secas, são as mais vulneráveis aos insetos. As espécies mais conhecidas do inseto, também chamado de gorgulho, são o caruncho do arroz (Sitophilus oryzae), o caruncho do milho (Sitophilus zeamais) e o caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).
Saiba mais: Higiene na cozinha: 9 cuidados para evitar contaminação nos alimentos
De onde vêm os carunchos?
De acordo com Angélica, a infestação dos carunchos em alimentos é comum especialmente quando ocorrem processos de higiene ou de armazenamento incorretos. Desde o estoque dos produtos até o depósito onde eles ficam armazenados, existem diversas oportunidades para os insetos encontrarem uma forma para entrarem e colocarem seus ovos.
É importante destacar que a infestação normalmente começa a partir de um alimento adquirido já contaminado pelos ovos dos carunchos — que, ao continuarem no local de armazenamento, podem se espalhar para outros alimentos. Além dos carunchos, outros insetos também podem utilizar esses produtos para se proliferarem, como traças, moscas e baratas.
O que fazer quando encontrar carunchos nos alimentos?
Embora seja comum encontrar esses insetos nos pacotes de alimentos, os carunchos não apresentam risco para a saúde e não são considerados transmissores doenças. Contudo, a presença deles pode prejudicar a qualidade e o valor nutricional dos alimentos, alterando a cor, o odor, a textura e o sabor.
Além disso, o caruncho também é um indício de falta de higiene no local de armazenamento. Por esse motivo, mesmo que ele não transmita doenças, o recomendado é descartar os pacotes de alimentos contaminados.
Saiba mais: Mosca na comida: é melhor jogar fora ou pode comer?
Se o descarte não for possível, por se tratar de embalagens maiores, como arroz e feijão, é possível salvar o alimento se a infestação for pequena e com poucos insetos. Basta colocar o pacote no congelador por 24 horas para interromper o ciclo de reprodução dos carunchos. Se a infestação for grande, com mais de cinco insetos e larvas aparentes e muito pó na embalagem, deve-se jogá-lo fora ou trocá-lo no estabelecimento comprado.
Como prevenir o surgimento de carunchos na comida?
É possível prevenir o surgimento de carunchos nas embalagens de alimentos a partir de alguns cuidados no armazenamento. Quando estocar novos alimentos na despensa, o ideal é verificar a data de validade e a integridade da embalagem, já que qualquer perfuração pode facilitar a entrada dos carunchos. Evite estocar alimentos por muito tempo, pois produtos vencidos são mais suscetíveis à proliferação dos insetos.
Além disso, vale observar o estado de conservação do ambiente, como higiene e até a presença de insetos — que podem indicar que o local não é mais apropriado para armazenar a comida.
Por fim, uma vez que a embalagem é aberta, os alimentos devem ser guardados em potes hermeticamente fechados, evitando o contato com o ar. Caso encontre algum caruncho em uma embalagem, é fundamental procurar em outros pacotes para garantir que eles não foram contaminados.
Saiba mais: 5 sintomas de intoxicação alimentar e como evitar