Ginecologista e Obstetra – Alto conhecimento em Endometriose e Vídeo-endoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscop...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Ana Hickmann revelou, na última segunda-feira (30), que passou por uma cirurgia para retirar um pólipo no útero. A apresentadora relatou que começou a sentir cólicas menstruais intensas há cerca de um ano e meio. Após ir ao ginecologista, descobriu um pequeno sangramento e passou por exames até confirmar o diagnóstico.
“Já me atrapalhou com muitas coisas. Inclusive, em alguns planos familiares”, revelou Ana em um vídeo no YouTube. Segundo a apresentadora, o procedimento foi realizado no início do mês de janeiro, mas só resolveu falar sobre o assunto agora para poder ajudar outras mulheres.
“O mais importante é compartilhar com outras mulheres sobre a necessidade de a gente se cuidar, de sempre procurar médicos, de sempre deixar os exames em dia, porque uma dorzinha ali durante muito tempo não é normal”, disse Ana em suas redes sociais.
O que é pólipo uterino e quais são os sintomas?
O pólipo uterino é uma formação de tecido que cresce no endométrio, o revestimento interno do útero, de acordo com a ginecologista e obstetra Carolina Ambrogini. Normalmente, a formação do pólipo está relacionada a estímulos hormonais, principalmente do estrogênio, ou por alguma predisposição genética, apesar de a causa definitiva ainda não ser conhecida.
“A prevalência de pólipos endometriais é grande, ela pode chegar a atingir 35% das mulheres, tanto no período menstrual quanto no período da menopausa, em que ele é mais importante e há uma chance de se tornar maligno”, acrescenta o ginecologista Marcos Tcherniakovsky, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).
Leia mais: Pólipo endometrial: sangramento anormal é principal sintoma
Muitas vezes, os pólipos no úteros são assintomáticos e só podem ser identificados em exames de rotina. Porém, em outros casos, é possível notar principais sintomas como cólicas menstruais intensas e sangramentos excessivos, inclusive no período pós-menopausa ou entre um ciclo menstrual e outro.
Quando a cirurgia para retirada do pólipo é necessária?
O pólipo uterino pode dificultar as chances de engravidar, podendo levar à infertilidade. “Se a paciente está infértil ou com dificuldade de engravidar e nós percebermos, através de exames, que há a presença de pólipo, sem dúvida ele deve ser retirado, porque é um fator para infertilidade, até por estar dentro da cavidade uterina, podendo causar uma reação inflamatória”, explica o ginecologista.
Portanto, a recomendação é que os pólipos sejam retirados por cirurgia. “Eles precisam ser retirados para confirmar se são benignos ou malignos e para tratar esse sangramento aumentado, as cólicas fortes e evitar dificuldades de gravidez”, completa Carolina.
Saiba mais: 9 razões para a menstruação estar atrasada
A cirurgia para retirada do pólipo uterino se chama histeroscopia, um procedimento usado para observar o interior do útero e do canal endocervical. “É uma cirurgia tranquila por via vaginal e a sua recuperação é muito rápida. Normalmente, a paciente tem alta no mesmo dia”, completa.
É esse mesmo procedimento, inclusive, usado para diagnosticar o pólipo e outras doenças que afetam o interior do útero. O diagnóstico também pode ser feito através de exames radiológicos e de imagem, como o ultrassom endovaginal.