É nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais), clínica multidisciplinar de saúde. É formada pela Universid...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Uma dieta balanceada conta com a ingestão de micro e macronutrientes diariamente. Essa divisão em dois grupos serve para classificar a quantidade necessária de cada um para o funcionamento do organismo.
Macronutrientes
Os macronutrientes são:
Para garantir o funcionamento do corpo, é preciso que grandes porções dessas substâncias sejam ingeridas. De forma geral, a necessidade diária dos macronutrientes para um adulto pode chegar a 40% a 55% de carboidratos, 15% a 30% de proteínas e 25% a 30% de gorduras. Os números variam de acordo com as características fisiológicas de cada um.
As funções dos alimentos que representam essa categoria também são diferentes:
Gorduras: as gorduras insaturadas, consideradas as mais saudáveis, podem ser encontradas em alimentos como abacate e óleo de oliva. Entre as suas funções, estão a regulação da temperatura corporal e o auxílio na absorção de nutrientes pelo corpo.
Carboidratos: são considerados a principal fonte de energia corporal. Frutas e fibras, como a aveia, são alguns dos principais tipos de carboidratos, ajudando a manter bons níveis glicêmicos no organismo.
Proteínas: as proteínas são essenciais para diversas funções corporais. Elas ajudam a construir e reparar tecidos, além de fazerem parte da composição dos músculos, unhas e cabelos. Podem ser encontradas em origem vegetal ou animal, como em carnes ou leguminosas.
Saiba mais: Alimentação saudável: cardápio, dicas, importância, como ter
Micronutrientes
Os micronutrientes são:
- Minerais;
- Vitaminas
Apesar de serem essenciais para o organismo, quando comparado com os macronutrientes, esse grupo é necessário em menor quantidade. O consumo diário de alimentos que fazem parte desse grupo pode protagonizar diferentes papéis na saúde.
A vitamina C, por exemplo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evita problemas de visão e tem poder antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Outro micronutriente importante é o ferro, que previne complicações como anemia e doenças cardiovasculares.
Substâncias como o cálcio, vitaminas do complexo B e potássio também fazem parte do grupo de micronutrientes. Entre os alimentos que promovem os componentes estão as frutas e verduras.
Saiba mais: Estas cinco SEMENTES te oferecem mais cálcio que um copo de leite
Importância de balancear o cardápio
Micro e macronutrientes devem ser consumidos diariamente para manter o cuidado com a saúde. De acordo com a nutricionista Karinee Abrahim, a falta ou o excesso desses componentes pode ser controlada pelo acompanhamento nutricional.
Segundo a especialista, os exames laboratoriais ajudam não só a detectar uma falha na alimentação como também a alertar se a baixa ingestão de um nutriente está presente.
“Podemos correlacionar com alguma disfunção metabólica com a deficiência de algumas vitaminas e minerais. A creatinina e a ureia, por exemplo, podem estar alteradas tanto por excesso de consumo proteico como também por um catabolismo muscular (perda de massa muscular). Um acompanhamento nutricional conseguiria ajustar esses marcadores”, explica Karinee.