Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Mestre pelo Departamento de Medicina Social da...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Queixa frequente nos consultórios médicos, a constipação intestinal, ou prisão de ventre, pode ser provocada por diferentes fatores, como mudanças na rotina, alterações neurológicas e metabólicas, ansiedade, sedentarismo e, principalmente, a alimentação. Uma dieta pobre em fibras resulta na dificuldade em evacuar, que gera a sensação de inchaço e desconforto. O MinhaVida reuniu cinco alimentos que podem causar constipação e atrapalhar o funcionamento do intestino. Confira:
Arroz branco
O arroz branco tem menos fibras que suas versões integrais. Por isso, de acordo com o médico especialista em Geriatria e Nutrologia Nelson Lucif Jr., é importante consumir o arroz associado a outro ingrediente. “O arroz com frequência é comido junto com o seu grande parceiro que é o feijão, que tem muita fibra. Então, quando você tem uma mistura de arroz e feijão você burla essa falta de fibras”, recomenda.
Saiba mais: 5 fatos indispensáveis para entender a prisão de ventre
Alimentos industrializados/Fast food
Você já deve saber que os alimentos industrializados e as fast food prejudicam a saúde e elevam as taxas de colesterol e os níveis de pressão arterial. Mas esses alimentos também impactam a digestão, já que os altos níveis de gordura e a ausência de fibras não favorecem a motilidade, a movimentação do trato intestinal.
Trigo
Apesar de o trigo ser um cereal com fibras, seu consumo também não favorece a saúde intestinal. Isso porque ele possui altos níveis de peptídeos opioides, substâncias que reduzem os movimentos gastrointestinais, dificultando a formação do bolo fecal.
Carne Vermelha
A digestão da carne vermelha é bastante lenta comparada a outros ingredientes, o que resulta na demora para a evacuação. Além disso, o organismo absorve a carne vermelha quase por completo já que possui poucas fibras, e assim, não gera volume fecal no intestino.
No entanto, não é necessário retirar a carne vermelha da sua alimentação. Assim como o arroz, a proteína é melhor digerida quando associada a outros ingredientes ricos em fibra e sem excessos.
Laticínios
Os laticínios não são bem aceitos pelo nosso organismo devido à presença da lactose, o açúcar do leite, que não é facilmente digerido pelo intestino. Se consumidos em excesso, os laticínios podem provocar prisão de ventre e dificuldade de evacuação. Em alguns casos, esse sintoma pode indicar outros problemas de saúde, como alergia à proteína do leite e intolerância à lactose.
Saiba mais: Sete frutas laxativas que combatem a prisão de ventre
O que pode ajudar no combate à prisão de ventre?
Segundo o especialista, para prevenir ou aliviar a constipação, é necessário manter um conjunto de hábitos no dia a dia, como:
- Consumir frutas (pera, maçã, kiwi, damasco, ameixa, figo);
- Consumir vegetais, de preferência crus (espinafre, vagem, berinjela, brócolis, alcachofra, couve-flor);
- Preferir alimentos integrais;
- Ingerir entre 1,5 litros a 2 litros de água regularmente;
- Praticar exercícios físicos;
- Não pular refeições (especialmente o café da manhã).