Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará.Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Os peptídeos são moléculas essenciais para o organismo formadas por aminoácidos que compõem as proteínas. Eles são produzidos naturalmente pelo organismo, mas também podem ser encontrados em produtos indicados para o cuidado com a pele.
O uso desses produtos na pele ajuda na regulação da função das células, contribuindo para o combate e para a prevenção de rugas e linhas de expressão. Por manterem a hidratação e equilibrarem a produção de melanina, os peptídeos também ajudam a uniformizar a textura e a atenuar manchas, seja por acne ou manchas solares.
“Eles agem de forma a dar volume e a reduzir a perda de elasticidade da pele, resultando na melhora do contorno facial e da aparência global da face, reduzindo também marcas de envelhecimento. O ativo é um forte aliado na rotina de skincare para saúde e beleza da pele”, aponta Franklin Veríssimo, especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Por não conterem potencial irritativo, os peptídeos podem ser usados por pessoas com peles sensíveis. Contudo, Franklin ressalta que há diversas formas de uso do ativo em produtos no mercado, então, ele deve ser prescrito pelo dermatologista de forma individualizada.
Benefícios dos peptídeos para a pele
Os produtos com peptídeos na fórmula ajudam a repor os nutrientes e proteínas perdidas que auxiliam a barreira da pele e a protegem contra agressões externas. Além disso, eles também reduzem a perda de elasticidade, proporcionam mais firmeza na pele e aumentam a produção de colágeno — prevenindo o surgimento de rugas e de linhas de expressão, segundo a dermatologista Geisa Costa.
Por também manterem a hidratação, os peptídeos ajudam a fortalecer a barreira de proteção da pele, protegendo-a de agressões externas, como poluição. A ação despigmentante e clareadora também contribui para a diminuição de manchas e para a uniformização do tom de pele.
Dependendo da fórmula do produto, ele pode apresentar ação dermorelaxante, sendo benéfica especialmente para pessoas com a pele irritada. Em comparação aos alfa-hidroxiácidos (AHAs), grupo de ácidos usados em formulações cosméticas como agentes de peeling superficiais para a renovação celular, os peptídeos possuem alta tolerabilidade e não têm potencial irritativo — sendo opções interessantes para peles sensíveis, segundo Franklin.
Saiba mais: Rotina de skincare: 4 benefícios que ela pode trazer para a sua saúde
Como usar os peptídeos na rotina de skincare?
Os peptídeos podem estar presentes na formulação de inúmeros dermocosméticos, especialmente em cremes, séruns e máscaras. A indicação de uso depende das necessidades de cada paciente. Alguns podem ser incluídos na rotina noturna, por exemplo, por não agirem em contato com os raios solares.
Saiba mais: Cremes para o rosto: confira as diferenças entre dermocosméticos e cosméticos
Contraindicações dos peptídeos
As contraindicações do uso de produtos com peptídeos existem para pessoas que possuem alguma alergia a um componente na formulação. No geral, o produto possui boa tolerância e não costuma causar efeitos adversos — mas reforça-se que o uso deve ser prescrito por um dermatologista, uma vez que existem diferentes tipos de peptídeos indicados para determinadas necessidades.
Por fim, de acordo com Geisa, eles podem ser usados por gestantes e lactantes, mas o ideal é que tenha a recomendação de um dermatologista, com aval do obstetra.