Redatora especialista na elaboração de conteúdo sobre saúde, beleza e bem-estar.
*Conteúdo patrocinado
Assim como outros nutrientes, os sais minerais, como o sódio, o cálcio e o potássio, são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Eles, no entanto, têm um papel de destaque na prática de exercícios, regulando a pressão arterial, os impulsos nervosos, os músculos e o balanço hídrico no nosso organismo.
O problema é que, junto com a água, os sais minerais são perdidos durante as atividades físicas por meio da transpiração. Isso pode acontecer em menor ou maior quantidade e depende da temperatura do ambiente, da duração e da intensidade do treino.
Muitos praticantes de esportes não sabem desse fato e acabam repondo somente água - o que pode levar à chamada hiponatremia, que é a diminuição da concentração de sódio no sangue. E atenção: é um quadro que não só afeta o desempenho físico e aumenta o risco de lesões, como também provoca sintomas como náuseas, fadiga e cãibras musculares.
Como repor os sais minerais?
A dica, então, é investir no consumo de sais minerais antes, durante e depois da prática esportiva, principalmente se ela for de longa duração (mais de uma hora) ou de alta intensidade.
Entre as fontes naturais de sais minerais, estão:
- Folhas verdes escuras
- Tofu
- Brócolis
- Couve
- Castanha-do-pará
- Abacate
- Banana
- Água de coco.
A questão é que essas opções podem não ser tão práticas durante e depois da atividade física e, por isso, Gatorade surge como um grande aliado. O isotônico foi desenvolvido a partir de uma série de estudos científicos, trazendo em uma só garrafa água, sais minerais e carboidratos. Tudo para manter seu corpo hidratado, nutrido e cheio de energia durante exercícios longos e intensos, não importa o esporte ou o nível competitivo!
A bebida está disponível em diversos sabores. Entre eles estão uva, laranja, limão, tangerina, morango com maracujá e frutas cítricas - que prometem deixar o treino ainda mais prazeroso.
Como as recomendações variam muito de acordo com a pessoa, o ideal é consultar um médico ou um nutricionista para saber o quanto de sais minerais você realmente precisa repor após a prática de atividades físicas e qual é o método mais adequado para isso.