Nutricionista graduado pela Universidade São Camilo, em São Paulo, e especializado na área esportiva. Pós-graduado em bo...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA alimentação pode afetar a menstruação de diversas maneiras. Uma alimentação equilibrada, com nutrientes essenciais, por exemplo, pode ajudar a regular os hormônios envolvidos no ciclo menstrual, assim como alguns alimentos podem contribuir para a piora das cólicas e afetar a regularidade hormonal, aponta o nutricionista Lucas Peralles.
“Uma alimentação vegetariana, rica em alimentos processados e açúcar, pode aumentar os níveis de estresse e inflamação, interferindo na regulação hormonal. Além disso, alimentos como cafeína, sal e gorduras saturadas podem contribuir para a piora das cólicas menstruais”, pontua o nutricionista. As reações podem variar de pessoa para pessoa e, por isso, é preciso buscar orientação médica se houver mudanças ou preocupações no ciclo menstrual.
Saiba mais: Cólica menstrual: 15 alimentos que pioram ou aliviam o quadro
Embora não existam alimentos específicos que devam ser evitados durante o período menstrual, o especialista explica que algumas mulheres podem reduzir e aliviar os sintomas da menstruação ao diminuírem o consumo de certos alimentos. Confira!
1. Cafeína
A cafeína encontrada no café, no chá preto, em refrigerantes e no chocolate pode aumentar a ansiedade, a irritabilidade e a retenção de líquidos, agravando os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).
2. Alimentos processados
Salgadinhos, fast-foods e alimentos pré-embalados, geralmente, são ricos em sódio, aditivos químicos e gorduras trans. Esses alimentos podem causar dor e aumentar a sensação de desconforto durante a menstruação.
3. Alimentos ricos em sal
O consumo excessivo de sal pode levar à retenção de líquidos e ao excesso de peso. Reduzir o consumo de alimentos salgados, como batatas fritas, embutidos e alimentos enlatados, pode ajudar a diminuir a retenção de líquidos durante a menstruação.
4. Alimentos ricos em gorduras saturadas
Alimentos como carnes gordurosas, laticínios integrais e frituras contêm gorduras saturadas, que podem aumentar a inflamação e piorar os sintomas da TPM.
5. Açúcar refinado
O consumo excessivo de açúcar refinado, encontrado em doces, bolos, refrigerantes e sucos adoçados, pode levar a flutuações nos níveis de açúcar no sangue, aumentando a irritabilidade e os desejos alimentares durante a menstruação.
6. Bebidas alcoólicas
O álcool pode afetar o equilíbrio hormonal e o humor, além de aumentar a retenção de líquidos. O consumo de álcool durante a menstruação pode intensificar os sintomas negativos.
7. Carnes processadas
Carnes processadas, como salsichas, bacon e presunto, contêm aditivos químicos e gorduras saturadas, que podem contribuir para a inflamação e aumentar o desconforto durante a menstruação.
Saiba mais: Como aliviar a cólica menstrual por meio da alimentação