Terapeuta Clínica há 15 anos com abordagem cognitiva comportamental. Especialista clínica em Ansiedade, Crise de Pânico...
iRedatora especialista em temas relacionados com bem-estar, família e comportamento.
Durante a infância, principalmente nos primeiros anos de vida, é importante valorizar os acertos das crianças, incentivando-as a continuar a explorar novos horizontes. É exatamente esse o princípio da educação positiva.
Ela valoriza os acertos e as qualidades das crianças, promovendo uma visão otimista do mundo e uma postura afirmativa na vida. A educação positiva encoraja o desenvolvimento de habilidades, de relações respeitosas, da percepção de si e do outro, além de melhorar a autoestima.
Como a falta de afeto pode impactar a criança?
A falta de afeto na infância pode resultar em dependência emocional no futuro, gerando um ciclo de inseguranças dentro dos relacionamentos. Além disso, o indivíduo pode desenvolver-se com dificuldades de se abrir com os outros e de demonstrar afeto.
A imaturidade emocional e a falta de empatia também podem ser consequências da falta de afeto durante a criação na primeira infância. Transtornos mais graves, como depressão, fobias, compulsões, vícios e egocentrismo também podem ter uma ligação com a forma que as crianças foram tratadas. Afeto e cuidado são fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança, proporcionando segurança emocional para enfrentar a vida.
As frases de afeto têm um papel importante na motivação e no desenvolvimento emocional das crianças. Essa forma de carinho contribui para o fortalecimento de habilidades socioemocionais, como empatia, resiliência e autorregulação emocional. Também melhora o vínculo com mães, pais e cuidadores, promovendo autoconfiança.
Frases afetivas que fazem a diferença
É importante ressaltar que as afirmações devem ser verdadeiras, adaptadas à idade e ao nível de compreensão da criança, e precisam ser acompanhadas por atitudes correspondentes. A combinação de afirmações positivas com atitudes positivas pode ajudar a construir uma realidade positiva e saudável para as crianças. Veja algumas frases:
- “Você é muito importante”
- “Com certeza você vai conseguir! Nas outras vezes, mesmo com dificuldades você conseguiu”
- “Amo você e isso jamais vai mudar”
- “Confio em você”
- “É importante que você me diga o que está sentindo”
- “Estaremos ao seu lado independente do que aconteça”
- “Mesmo que você não tenha conseguido chegar no seu principal objetivo, olha o quanto você conquistou!”
- “Me desculpe, não foi minha intenção te magoar, mas errei nisso”
- “Vamos lá, mesmo que você erre, o importante é o esforço que você teve até aqui!”
- “O importante é sempre continuar se esforçando, aprendendo e tentando melhorar”
Respeite o espaço e o momento individual para abrir sentimentos, emoções e pensamentos. Nem sempre haverá disponibilidade emocional para falar sobre algumas coisas, mas é importante sempre incentivar esse espaço para se abrir sem julgamentos, respeitando o espaço e o momento para abrir seus próprios sentimentos e emoções
Para incentivar e motivar é fundamental comemorar cada passo da criança, mesmo os mais simples, como escrever uma sílaba ou pintar um desenho dentro da linha. Isso cria um ambiente positivo e incentivador.