Ramiele Calmon é especialista em saúde da mulher no climatério e menopausa, e desenvolveu o Método de Emagrecimento RC.É...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A tensão pré-menstrual (TPM), período que precede o início da menstruação, pode afetar a rotina de diferentes formas. Para amenizar sintomas, como acne, enxaqueca e alterações de humor, o ciclo de sementes vem ganhando destaque como aliado para um ciclo menstrual mais tranquilo.
Embora ainda careça de estudos científicos, como o publicado no periódico The Pharma Journal, o método está sendo adotado como uma opção de tratamento nutricional alternativo para o bem-estar das pessoas que menstruam. Entenda como funciona o ciclo das sementes:
O que é o ciclo das sementes?
O ciclo das sementes consiste no consumo em rodízio de quatro tipos de sementes. A abordagem teria como objetivo regular os hormônios femininos (estrogênio e progesterona), proporcionando alívio dos sintomas da TPM. A ideia é que a paciente consuma cada uma das sementes em um momento específico do mês, de acordo com o ciclo menstrual.
“Elas são ricas em fitormônios, melhorando o ciclo hormonal. As sementes da primeira fase são ricas em fitoestrógeno. Já as sementes da segunda fase são ricas em fitoprogesterona”, explica a nutricionista Ramiele Calmon, especialista em saúde da mulher. São utilizadas as seguintes sementes:
- Linhaça e abóbora: ricas em fitoestrógenos, vitaminas e zinco, que ajudam a regular os níveis de estrogênio
- Gergelim e girassol: fonte de ômega 6, vitaminas A e E, selênio e ácido linoleico, que auxiliam na produção de progesterona
Saiba mais: Hormônios femininos: quais são, para que servem e exames
Quais são os benefícios do ciclo das sementes?
Os possíveis benefícios do ciclo das sementes para o ciclo menstrual são:
- Reduz cólicas menstruais
- Atenua mudanças de humor, ansiedade e irritabilidade
- Ameniza a vontade de comer doces durante a TPM
- Reduz a acne hormonal
Como fazer o ciclo das sementes?
De acordo com Ramiele Calmon, o ciclo das sementes deve ser seguido da seguinte forma:
Fase 1 (Fase folicular) - 1º ao 14º dia do ciclo
Consuma 1 colher de sopa de semente de linhaça e 1 colher de sopa de semente de abóbora (sem casca) diariamente a partir do primeiro dia de menstruação.
Fase 2 (Fase lútea) - 15º ao 28º dia:
Consuma 1 colher de sopa de 1 colher de sopa de semente de gergelim e 1 colher de sopa de semente de girassol por dia.
A especialista recomenda triturar as sementes e sugere adicioná-las às refeições. “O prazo de validade após trituradas é de 7 dias guardadas em embalagens escuras. Elas podem ser colocadas em sopas, sucos, iogurtes e frutas conforme hábitos alimentares”.
Saiba mais: Estas cinco SEMENTES te oferecem mais cálcio que um copo de leite
Contraindicações
Segundo a nutricionista, o ciclo das sementes não é indicado para gestantes ou pacientes que já estão na menopausa. Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais ou outros métodos contraceptivos devem buscar orientação médica para saber se podem adotar o ciclo.