Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Não há nada mais simbólico que dar ao filho um nome cheio de personalidade, não é verdade? E quando se trata pessoas de marcantes, é difícil deixarmos de lembrar daqueles que fizeram revolução na luta antirracista. De guerreiros quilombolas a grandes celebridades contemporâneas, o que não faltam são opções inspiradoras e cheias de representatividade para batizar o bebê.
Por isso, separamos 15 nomes de bebês inspirados em personalidades negras do Brasil e do mundo. Confira a lista!
1 - Carolina
Carolina de Jesus foi uma mulher que, mesmo sendo semianalfabeta, moradora de periferia e catadora de papelão, conseguiu ser uma das primeiras – e mais importantes — escritoras negras publicadas no Brasil. De origem germânica, “Carolina” vem do diminutivo de “Carla” e significa “Mulher do povo” e “Mulher doce”.
2 - Otelo
Grande Otelo foi o primeiro artísta negro com lugar de destaque na televisão e no cinema brasileiro. Considerado um dos maiores atores do século XX, ele também ganhou notoriedade pelo seu talento com composição, canto e humor. Também oriundo da germânia, “Otelo” significa “Rico” e “Poderoso”.
3 - Dandara
Dandara dos Palmares foi uma guerreira que ganhou destaque como uma das principais líderes da resistência negra durante o século XVII. Dandara fez parte da construção e do comando do Quilombo dos Palmares, onde era conhecida como rainha, e até o final de sua vida seguiu firme na luta para a libertação de pessoas escravizadas. Este nome é de origem afro-brasileira e significa “Princesa guerreira” e “Princesa negra”.
4 - Martin
Martin Luther King foi um líder pacifista norte-americano que, incansavelmente, buscou pelos direitos civis da população negra. Martin ganhou destaque pelo seu dom de influência, visto que, com seus discursos, encorajou uma geração inteira a lutar contra o racismo. Associado à mitologia romana, o nome “Martin” significa “Dedicado ao deus Marte” e “Guerreiro”.
5 - Angela
Professora, escritora e filósofa, Angela Davis ficou conhecida por fazer parte do grupo “Os Panteras Negras” como uma ativista assídua na luta contra a segregação racial e pelos direitos das mulheres. Derivado do latim, o nome “Angela” pode significar “Anjo”, “Mensageira” ou “Mensageira de Deus”
6 - Elza
Elza Soares foi um dos maiores nomes da música popular brasileira. Considerada “a cantora do milênio” pela BBC de Londres, Elza deixou um grande legado por ter sido uma mulher à frente do seu tempo e sempre ter defendido questões étnicas, sociais e de brasilidade. Variante de “Elsa”, o nome “Elza" tem descendência hebraica e significa “Deus é juramento” e “Deus é abundância”.
7 - Nelson
Nelson Mandela — símbolo da resistência negra — marcou a história por ter sido o maior líder político da África do Sul. Nelson ficou mundialmente conhecido por ser liderança na luta contra o Apartheid. Este nome, que é vindo do inglês, significa “filho da nuvem” e “filho do campeão”.
8 - Nina
Cantora e compositora de renome, Nina Simone ganhou notoriedade não só pelo talento no jazz, como também pela sua luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Existem diversas possibilidades de origem para “Nina” e, por isso, o nome pode significar “Menina”, “Graciosa”, “Fogo” e “Protetora da fertilidade e dos mares”.
9 - Aretha
Considerada a rainha do soul, Aretha Franklin foi uma cantora norte-americana símbolo de amor-próprio e resistência e para mulheres negras. Ao longo da sua vida, Aretha deixou um legado na música e na luta pelos direitos civis. Possivelmente de origem grega, o nome “Aretha” significa “Virtuosa” ou “Excelente”.
10 - Gilberto
Considerado um dos maiores nomes dentro do cenário musical brasileiro, Gilberto Gil é um ícone da MPB. Sua trajetória vem sendo marcada pela sonoridade que defende a brasilidade e a diversidade do nosso país. Originário do idioma germânico, “Gilberto” pode significar “Garantia ilustre” ou “Famoso flecheiro”.
11 - Glória
Primeira jornalista negra da televisão brasileira, Glória Maria foi símbolo de representatividade e seu pioneirismo em um espaço que, até então, mulheres negras não costumavam ocupar, contribuiu para o combate do racismo dentro da comunicação. Derivado do latim, este nome significa “Honra” e, literalmente, “Glória”.
12 - Viola
Viola Davis, a atriz negra com maior número de indicações ao Oscar de todos os tempos, é um símbolo de representatividade e empoderamento feminino graças aos seus papéis de mulheres fortes. Do inglês, o nome “Viola” significa “Nome dos reis”.
13 - Marta
Referência no futebol feminino, Marta Silva é, atualmente, a maior artilheira da história das Copas do Mundo — masculino e feminino. A camisa 10 vem sendo a inspiração de gerações e prova há décadas que as mulheres também foram feitas para o campo. Do aramaico, Martha significa “Senhora”, “Patroa” ou “Protetora do lar”.
14 - Rosa
Rosa Parks foi uma das personalidades mais importantes da história dos Estados Unidos. Ativista do movimento dos direitos civis dos negros, ficou conhecida por se recusar a seguir as regras de segregação racial norte-americana e por inspirar outros ativistas, como Martin Luther King. Delicado, o nome “Rosa” tem origem germânica e pode significar “Bela flor”e “Espécie famosa”.
15 - Daiane
Primeira campeã mundial da ginástica artística brasileira, Daiane dos Santos se tornou símbolo de representatividade negra e feminina dentro do esporte olímpico. Variante do nome romano “Diana”, “Daiane” significa “divina”, “brilhante” e “iluminada”.
Saiba mais: Esses são os nomes de bebês MAIS BONITOS, segundo a ciência (e Alice é um deles!)