Referência em Pediatria no Brasil por seu enorme conhecimento, o Dr. Jorge Huberman é pós-graduado em Neonatologia pelo...
iManuela Pagan é jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008).
iO que é Reflexos de bebês?
Estudados pela neuropediatria, os reflexos dos recém-nascidos (RN) são, em parte, exclusivos a eles. Conforme a criança envelhece, acaba perdendo alguns deles. A maior parte das atividades que o bebê fará nas primeiras semanas de vida é ter esses reflexos. Por exemplo, quando você põe o seu dedo na boca do bebê, ele não “pensa no que fazer”, mas começa a chupá-lo por reflexo. O bebê já nasce com essas "respostas automáticas" instintivas. Algumas delas o acompanham por alguns meses, outras somem em algumas semanas.
Como saber se o bebê está com reflexos?
Com os adultos supervisionando o crescimento e o desenvolvimento do bebê, é importante explorar as reações que ele tem em determinadas situações. Faça testes simples, com base nas informações que daremos a seguir e, se necessário, leve ao pediatra para uma análise mais aprofundada de cada reflexo.
Saiba mais: Reflexo de Moro: o que é e até quando acontece
Tipos
Há inúmeros tipos de reflexos comuns em bebês e que podem ser testados de forma simples. Veja os principais:
Reflexo de Moro
É o conhecido “sobressalto”. Embora não seja exatamente aquilo que nós chamamos de susto, o reflexo de Moro acontece quando o bebê, diante de um barulho ou de um movimento súbito, como deixar cair a cabeça para trás, por exemplo, estica as pernas, abre os braços e fecha-os rapidamente. Ele é bastante comum em recém-nascidos e tende a desaparecer por volta do segundo ou do terceiro mês de vida.
Reflexo da marcha automática
Este tipo de reflexo é, curiosamente, comum aos répteis também. Ele ocorre quando o bebê está deitado de barriga para baixo. Quando lhe tocam na sola do pé, ele imediatamente estica as pernas e empurra o corpo para frente.
Reflexo de sucção ou dos pontos cardeais
Quando se toca levemente na área próxima à boca do bebê, ele a abre e começa a sugar. A ação acontece tanto para o seio da mãe que o amamenta quanto para a mão que é colocada em frente a ele. É um tipo de reflexo muito comum e que costuma desaparecer com o tempo, dependendo de cada criança.
Reflexo de Galant
Quando o bebê está deitado de barriga para baixo e tocamos em sua barriga, com a mão percorrendo pelo lado esquerdo, por exemplo, ele tende a virar para esse lado.
Reflexo tônico do pescoço ou de tonicidade axial
Para ver se o recém-nascido tem o reflexo tônico do pescoço é preciso que ele seja induzido a girar a cabeça para o lado, segurando o tronco dele. O recém-nascido deve ficar com o braço estendido na direção em que está virado, com a mão parcialmente aberta, enquanto o braço do outro lado permanece flexionado e com o punho cerrado. Invertendo a direção para a qual o rosto está virado, inverte-se a posição.
A posição do pescoço tônico é, com frequência, descrita como a posição de esgrima. Para fazer esse movimento, o bebê deve estar deitado com as costas no colchão.
Reflexo de apreensão
Esse reflexo ocorre quando colocamos um dedo na palma da mão aberta do bebê. A mão, então, se fechará em torno do dedo. A tentativa de remover o dedo faz com que o bebê o agarre ainda mais forte.
Reflexo fundamental
O reflexo fundamental ocorre quando tocamos a face do bebê. Na reação, ele vira para o lado em que foi tocado e começa a fazer movimento de sucção com a boca.
Reflexo de paraquedas
O reflexo de paraquedas pode ser testado em bebês entre oito e nove meses de idade. Basta segurar a criança na posição vertical e posicioná-la inclinando para frente. Automaticamente, os braços devem ficar estendidos em um movimento como se fossem amortecer a queda.
Saiba mais: Bebê prematuro: causas, cuidados e complicações
Bebê sem reflexos: o que fazer?
A investigação dos reflexos primitivos do recém-nascido busca encontrar um padrão de reação a movimentos simples que envolvem o corpo do bebê. Caso ele não apresente um ou mais deles, é necessário considerar o quadro de neurodesenvolvimento do bebê, e perguntar ao pediatra sobre possíveis problemas neurológicos.
Confira outros tipos de reflexos comuns em bebês:
- Reflexo cócleo-palpebral: ao bater palma próximo ao ouvido do bebê, observa-se que ele pisca os olhos
- Reflexo da tosse: o bebê tosse ao sofrer com a aspiração de um corpo estranho
- Reflexo de GAG: diferente de um engasgo, o bebê deglute a comida e em seguida a regurgita; comum no período de introdução alimentar
- Reflexo do espirro: reação neurológica natural quando o bebê está incomodado com algo nas vias respiratórias
- Reflexo do bocejo: a boca do bebê mais ovalada pode indicar um sinal de sono
- Reflexo de escada: ao segurar o bebê por debaixo das axilas, ele faz uma movimentação com os pés como se estivesse subindo degraus
- Reflexo de Babinski: os pés do bebê são estimulados no calcanhar e a tendência é que os dedos se abram
- Reflexo de Landau: com o bebê de bruços, com os membros inferiores e superiores livres, ele tensiona o corpo e estica as pernas.
Referências
Unicamp - Faculdade de Ciências Médicas