Dentista especialista em Odontopediatria, habilitada em Sedação Inalatória com Óxido Nitroso habilitada em Laserterapia...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Um homem recebeu alta na última sexta-feira (19) após passar quatro dias internado na UTI devido a complicações na extração de três dentes do siso. O procedimento foi realizado por uma aluna na Faculdade de Odontologia da Unesp, em Araraquara, São Paulo.
Ângelo Barboza de Oliveira, de 35 anos, realizou a cirurgia com a estudante em 8 de abril. Uma semana antes, o ajudante de carga e descarga já havia sido submetido à extração de um dente do siso na mesma universidade, e retornou na data para a remoção de mais três dentes.
Segundo Andréia Camila de Souza Barboza, esposa de Ângelo, nenhum medicamento foi receitado ao companheiro que, dois dias depois do procedimento, começou a sentir fortes dores e procurou a universidade.
Professores identificaram uma infecção, realizaram a limpeza do local e só então receitaram antibióticos a Ângelo. No entanto, a medicação não surtiu efeito e ao retornar à faculdade na segunda-feira (15), os profissionais encaminharam o paciente para internação imediata.
Saiba mais: Extração de dente: quantos dias de repouso são necessários?
“O professor tentou abrir minha boca e eu não conseguia abrir, eu gritava de dor. Eu não desejo para ninguém. É uma dor insuportável”, relembrou Ângelo em entrevista ao G1.
Na Santa Casa de Araraquara, o homem precisou passar por uma cirurgia na parte de baixo do maxilar e colocou drenos para limpar a infecção. No total, foram cinco dias de internação, sendo quatro na UTI. A esposa de Oliveira registrou um boletim de ocorrências para que uma investigação sobre o caso seja iniciada.
Complicações na extração do dente do siso
Segundo a dentista Ilana Marques, as complicações mais comuns da retirada do siso incluem dor, inchaço e sangramento no local do procedimento. Outros quadros podem evoluir para:
- Infecção
- Formação de coágulo inadequado (alveolite seca)
- Lesão nos dentes adjacentes ou em nervos próximos
- Dificuldade para abrir a boca completamente
Saiba mais: Extração de dente: saiba o que comer e o que evitar
Cuidados após a extração do dente do siso
Para evitar complicações após a extração do siso, é importante seguir as orientações fornecidas pelo dentista, que pode recomendar o uso de antibióticos antes da extração como forma de tratamento preventivo.
Algumas recomendações e cuidados que auxiliam a recuperação são:
- Evite atividades físicas intensas nas primeiras 24 horas após o procedimento
- Aplique compressas de gelo na face, próximo ao local da extração, para reduzir o inchaço
- Evite alimentos quentes e crocantes
- Escove os dentes normalmente, mas evitando a região da extração nas primeiras 24 horas
- Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas
- Use medicamentos como analgésicos ou anti-inflamatórios apenas se prescritos pelo dentista