Farmacêutica da Farmácia Clínica no Hospital Santa Casa de São José dos Campos. Bacharel em Farmácia pela Universidade P...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O uso do xarope para tosse alérgica é indicado para o alívio temporário do sintoma, que consiste em uma resposta do sistema imunológico à presença de substâncias alérgenas que irritam as vias respiratórias, como pólen, ácaros, pelos de animais e mofo. A tosse se manifesta de forma seca e persistente e, geralmente, a garganta apresenta ressecamento, coceira e desconforto — desencadeando crises de tosse ao longo do dia.
O sintoma pode ser bastante incômodo, especialmente por ser persistente e piorar durante a noite. Caso ele esteja afetando a qualidade de vida, é importante procurar atendimento médico para que seja indicado o tratamento mais adequado. O uso de qualquer xarope deve ser feito apenas com a orientação de um especialista.
Saiba mais: 9 opções de xaropes para tosse (seca e com catarro)
Quais xaropes para tosse alérgica são mais indicados?
Segundo Giulia Maria Ramos, farmacêutica da Farmácia Clínica no Hospital Santa Casa de São José dos Campos, os xaropes utilizados para tosse, sendo eles específicos para alergias respiratórias, são os anti-histamínicos (antialérgicos) e os corticoides. Veja como cada um atua no organismo:
- Anti-histamínicos: são medicamentos que atuam no bloqueio da substância histamina, um mensageiro químico que ativa a resposta imunológica do organismo e que é responsável pelos sintomas da alergia, como tosse seca, coriza, coceira nos olhos e garganta
- Corticoides: com ação anti-inflamatória e anti-alérgica, eles atuam produzindo intensos e diversos efeitos metabólicos, modificando a resposta imunológica do organismo a diferentes estímulos
O uso dos medicamentos, além de diminuir a tosse seca, também contribui para o alívio dos sintomas associados, como congestão nasal ou coriza. Conheça, a seguir, as principais opções disponíveis nas farmácias:
1. Cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina
O cloridrato de clobutinol + succinato de doxilamina, ativo presente em medicamentos como o Hytós Plus Xarope®, é um xarope que atua combatendo a tosse sem catarro e o acúmulo de líquido nas paredes das vias respiratórias. Ele pode ser utilizado para o alívio de tosses decorrentes de poluição, fumaça de cigarro e outros componentes alérgicos. O xarope deve ser usado da seguinte forma:
- Adultos e adolescentes acima de 12 anos: 10 mL (1 copo-medida), 3 vezes ao dia
- Crianças de 3 a 12 anos: 5 mL a 10 mL ( ½ a 1 copo-medida), 3 vezes ao dia
- Crianças de 2 a 3 anos: 2,5 mL a 5 mL (¼ a ½ copo-medida), 3 vezes ao dia
O medicamento é contraindicado para crianças abaixo dos 2 anos de idade, pessoas com hipersensibilidade ao clobutinol, doxilamina ou a outros componentes da fórmula do produto, pacientes com glaucoma de ângulo fechado, durante o primeiro trimestre da gravidez e em pacientes com conhecida síndrome congênita do QT Longo. Pacientes com insuficiência renal devem ter precaução no uso do xarope.
2. Kóid D (betametasona + maleato de dexclorfeniramina)
O Kóid D é um xarope utilizado para o tratamento de doenças do aparelho respiratório, podendo ser usado para o alívio da tosse alérgica. O medicamento reúne as ações do glicocorticoide betametasona, que tem efeito antialérgico e anti-inflamatório, e maleato de dexclorfeniramina, um antialérgico da classe dos anti-histamínicos. Ele deve ser utilizado da seguinte forma:
- Adultos e crianças maiores de 12 anos de idade: a dose inicial recomendada é de 5 a 10mL, 3 a 4 vezes ao dia. A dose diária não deve ultrapassar 40 mL de xarope, dividida em quatro tomadas em um período de 24 horas
- Crianças de 6 a 12 anos de idade: a dose recomendada é de 2,5mL, 3 vezes ao dia. A dose diária não deve ultrapassar 20 mL de xarope, dividida em quatro tomadas em um período de 24 horas
- Crianças de 2 a 6 anos de idade: a dose inicial recomendada é de 1,25 a 2,5mL, 3 vezes ao dia. A dose diária não deve ultrapassar 10 mL de xarope, dividida em quatro tomadas em um período de 24 hora
O medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade, pessoas com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, pacientes com infecção sistêmica por fungos, em prematuros e recém-nascidos e nos pacientes que estejam recebendo terapia com inibidores da monoaminoxidase (IMAOs).
Saiba mais: Kóide D® serve para tosse?
3. Loratadina
A loratadina é um xarope da classe dos anti-histamínicos que atua inibindo a produção da histamina, um mediador químico produzido pelo corpo, especialmente no caso de reações alérgicas. Assim, ele contribui para o alívio de tosse, espirros, coriza e coceira nos olhos. Ele deve ser tomado da seguinte forma:
- Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL (10 mg) de loratadina uma vez por dia. Não administrar mais de 10 mL em 24 horas
- Crianças de 2 a 12 anos: 5 mL (5 mg) de loratadina uma vez por dia. Não administrar mais de 5 mL em 24 horas
- Peso corporal acima de 30Kg: 10mL (10mg) de loratadina uma vez por dia. Não administrar mais de 10mL em 24 horas
O xarope é contraindicado para pacientes que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou incomum a qualquer um dos componentes da fórmula. O uso na gravidez ou na amamentação deve ser feito somente com a indicação médica.
Saiba mais: Loratadina serve para tosse?
4. Polaramine (dexclorfeniramina)
A polaramine, nome comercial do maleato de dexclorfeniramina, é um anti-histamínico indicado para alergia e rinite alérgica, podendo aliviar os sintomas relacionados ao quadro — inclusive a tosse. Ele deve ser usado da seguinte forma:
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 5 ml 3 a 4 vezes por dia. Não ultrapassar a dose máxima de 12 mg/dia (ou seja, 30 ml/dia)
- Crianças de 6 a 12 anos: 2,5 ml três vezes por dia. Um máximo de 6 mg diários (ou seja, 15 ml/dia)
- Crianças de 2 a 6 anos: 1,25 ml três vezes por dia. Um máximo de 3 mg diários (ou seja, 7,5 ml/dia)
O xarope é contraindicado para crianças abaixo de 2 anos de idade, pessoas com algum tipo de reação alérgica ou reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula e para pacientes que administram medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAO). Gestantes e lactantes devem utilizá-lo somente com indicação médica.
5. Desloratadina
A desloratadina é um xarope anti-histamínico que atua impedindo a liberação de histamina, bloqueando sua ação no local da alergia e evitando a inflamação decorrente da resposta alérgica. Por isso, ela é indicada para o alívio de sintomas associados à alergia, como coriza, espirros, coceira no nariz e tosse seca. O remédio deve ser usado da seguinte forma:
- Crianças de 6 a 11 meses de idade: 2 mL (1 mg), uma vez por dia
- Crianças de 1 a 5 anos de idade: 2,5 mL (1,25 mg), uma vez por dia
- Crianças de 6 a 11 anos de idade: 5 mL (2,5 mg), uma vez por dia
- Adultos e adolescentes (maior ou igual a 12 anos de idade): 10 mL (5 mg), uma vez por dia
O medicamento é contraindicado para pessoas que já tiveram algum tipo de alergia ou alguma reação incomum a um dos componentes da fórmula do produto. Ele também é contraindicado para menores de 6 meses de idade.
Saiba mais: Remédio para gripe infantil: 9 opções seguras e como tomar