Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS- Unilus) em 2005, pneumologista (2010) e médica d...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Tosse alérgica?
A tosse alérgica é aquela desencadeada pela exposição a substâncias alérgenas, como pólen, ácaros, pelos de animais e mofo. Ela se manifesta de forma seca e persistente, sendo mais comum na primavera e no outono. Os alérgenos podem irritar as vias respiratórias, provocando outros sintomas além da tosse, como espirros, coriza e coceira nos olhos.
Leia também: Tipos de tosse: quando o sintoma é preocupante?
Causas
A tosse alérgica é uma resposta do sistema imunológico à presença de substâncias alérgenas que irritam as vias respiratórias. O organismo libera histamina e outras substâncias respiratórias em resposta a essa exposição, o que provoca irritação das vias áreas e, por consequência, a tosse. Algumas das principais substâncias alérgenas incluem:
- Poeira e ácaro
- Mofo
- Pelos de animais
- Pólen de plantas
- Fumaça de cigarro ou poluição
- Produtos químicos e de higiene, como cloro e detergentes
A tosse alérgica também pode ser provocada por uma alergia a medicamentos. A coceira na garganta, seguida da tosse seca, é um dos primeiros sinais do quadro, sendo bastante incômoda e, se persistir por muito tempo, pode deixar o paciente sem ar.
Sintomas
Como identificar a tosse alérgica?
A tosse alérgica, na maioria dos casos, não produz catarro e se manifesta de modo persistente. Normalmente, a garganta apresenta ressecamento, coceira e desconforto, desencadeando crises de tosse ao longo do dia. A pessoa também pode apresentar:
- Ânsia de vômito durante as crises
- Espirros
- Coriza
- Coceira nos olhos
- Falta de ar
- Tosse que piora à noite
Diagnóstico
O diagnóstico da tosse alérgica é feito por um otorrinolaringologista ou alergologista a partir de uma avaliação clínica cuidadosa, que envolve o histórico de saúde do paciente, avaliação dos sintomas e um exame físico. Também é recomendado realizar um teste de alergia, para identificar qual o agente responsável pela reação. Isso permite que o especialista indique o tratamento adequado.
Buscando ajuda médica
A tosse alérgica é um sintoma que pode ser bastante incômodo, especialmente por ser persistente e piorar durante a noite. Caso ele persista por mais de algumas semanas, piore com o tempo e prejudique a qualidade de vida, é importante procurar atendimento de um especialista para que seja feito o diagnóstico e o tratamento mais adequado.
Tratamento
O tratamento de tosse alérgica envolve evitar a exposição aos alérgenos que podem desencadear as crises, mantendo o ambiente limpo, bem higienizado e livre de poeira e cheiros fortes. Manter-se hidratado e fazer inalação pode ajudar a diminuir a coceira na garganta.
Também é importante diminuir o quadro inflamatório das vias nasais. Em casos de rinossinusite, pode ser necessário o uso de anti-histamínicos (antialérgicos), como desloratadina ou cetirizina, que diminuem a produção de histamina e a irritação das vias aéreas, aliviando os sintomas alérgicos. O médico também pode indicar a administração de corticoides nasais, que contribuem para o alívio dos sintomas associados à tosse, como congestão nasal ou coriza.
Saiba mais: 9 opções de xaropes para tosse (seca e com catarro)
Em quadros de asma, há a necessidade do uso de dispositivos inalatórios, popularmente conhecidos como bombinhas, além de corticoides associados a broncodilatadores — tanto para tratamento quanto para prevenção.
Remédio caseiro para tosse alérgica
Aliado ao tratamento clínico, alguns remédios caseiros podem ser interessantes para aliviar a tosse seca, que é uma característica da tosse de origem alérgica. O mel e o própolis verde, por exemplo, conseguem proteger as mucosas da garganta e diminuir a irritação local devido às suas propriedades bactericidas e antimicrobianas. Pacientes com pré-diabetes e diabetes devem utilizar com cautela.
Outra opção caseira é o chá de amor-doce, que oferece propriedades calmantes, reduz a tosse seca e fortalece o sistema imunológico.
Saiba mais: Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma
Prevenção
A tosse alérgica pode ser prevenida ou aliviada a partir de algumas medidas, como:
- Identificar os alérgenos responsáveis e evitar a exposição
- Lavar o nariz regularmente
- Manter a casa sempre limpa e arejada
- Utilizar umidificador de ar
- Evitar o uso de tapetes e outros itens que acumulam poeira
- Não fumar no ambiente domiciliar
- Evitar o uso de produtos com cheiro forte, como perfumes e produtos de limpeza
- Utilizar produtos cosméticos neutros
- Utilizar travesseiros de espuma e trocar a cada 1 a 2 anos
- Remover mofo de armários e paredes
Referências
Manual MSD