Formada e graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Realizou Residência médica em Otorrino...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO descongestionante nasal é uma alternativa normalmente usada para melhorar a respiração quando o nariz entope. Embora esses medicamentos proporcionem sensação de alívio por algumas horas, eles causam a contração dos vasos sanguíneos na mucosa nasal e seu uso em excesso pode trazer sérias consequências.
“Toda vez que utilizamos a medicação há uma redução da oxigenação na própria mucosa nasal. Isso causa um aumento no número de vasos sanguíneos na região e, consequentemente, uma maior necessidade do medicamento para que ocorra o efeito desejado”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves.
Saiba mais: Nariz entupido do bebê: saiba como fazer a limpeza nasal
A primeira e mais frequente consequência é o nariz ficar cada vez mais entupido. Isso é chamado de rinite medicamentosa, em que ocorre um efeito rebote do remédio: quanto mais se usa, maior a dose necessária e menor o tempo de ação do remédio. Além disso, seu uso exageradamente pode causar outras complicações mais graves, como o aumento de pressão arterial e até problemas cardíacos.
Como acabar com o vício?
Para acabar com o vício e evitar o uso cada vez mais frequente dos descongestionantes nasais, o primeiro passo é interromper o seu uso e substituí-lo pela lavagem nasal com solução salina, que dilui o muco e reduz o inchaço que pode causar congestão.
“O ideal é sempre tratar a causa do problema e não apenas o sintoma. Neste sentido, além de buscar outras opções de medicamentos que possam substituir os descongestionantes para ajudar a controlar a obstrução nasal, como os corticoides tópicos nasais ou descongestionantes orais, pode ser necessária a intervenção de cirurgias nasais. No entanto, a melhor alternativa de tratamento será definida caso a caso com o médico otorrinolaringologista.”, finaliza Maura.
Saiba mais: Como fazer a lavagem nasal corretamente?