Otorrinolaringologista especialista pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia; T...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA lavagem nasal, também conhecida como irrigação nasal, é considerada segura e eficaz para muitas pessoas que sofrem de rinite e tanto bebês quanto crianças e adultos podem aderi-la. O procedimento envolve a introdução de uma solução salina suave e estéril nas narinas para ajudar a limpar o muco, a aliviar a congestão nasal e a reduzir a inflamação.
“A lavagem nasal tem vários benefícios para quem sofre de rinite, pois, além de ajudar no alívio dos sintomas, ainda pode limpar as cavidades nasais, melhorar a respiração ao desobstruir as vias nasais, além de prevenir infecções sinusais e reduzir a frequência de episódios de sinusite em pessoas com rinite”, explica a otorrinolaringologista Cristiane Passos.
O ideal é utilizar o soro fisiológico comprado pronto na farmácia com a ajuda de um aplicador (parecido com um conta-gotas), mas também é possível fazer uma mistura caseira em casos de emergência: um litro de água que tenha sido fervida com, aproximadamente, uma colher de chá de sal.
Saiba mais: 6 medidas para aliviar os sintomas da rinite
Como fazer lavagem nasal?
A frequência da lavagem pode ser de duas a três vezes ao dia, podendo ser modificada conforme o quadro do paciente. É recomendado usar 10-20 mL de solução salina por narina na seringa. Se for um jato contínuo, de 3 a 10 segundos. Se for na garrafinha, use uma específica para esse fim, de 120 a 240 mL, mantendo a proporção de 10-20 mL de solução salina por narina.
Confira o passo a passo que o MinhaVida separou de como fazer a lavagem nasal de forma correta!
- Incline o dorso levemente para a frente, em um ângulo de mais ou menos 15 graus. Em alguns casos é necessário inclinar a cabeça um pouco mais para a frente
- Em seguida, é muito importante abrir a boca e iniciar uma respiração oral; Essa manobra irá realizar uma elevação do céu da boca, o que protege os ouvidos, impedindo dor na região devido à pressão da solução no tubo auditivo (canal que liga a parte de trás do nariz ao ouvido)
- Coloque a ponta da seringa, ou de outro material que for usado, sem agulha, na narina, realizando um bom vedamento. Evite que a seringa machuque o septo e a concha nasal inferior posicionando adequadamente a ponta da seringa
- Após vedar a narina, incline lateralmente a cabeça, em um ângulo de mais ou menos 30 graus para o lado contrário de onde está o material usado, e esguiche a solução
- Não se esqueça de realizar a lavagem nasal com movimentos suaves para evitar lesões traumáticas.
Saiba mais: Produtos para ajudar quem sofre de rinite alérgica