A Dra. Adriana Bittencourt Campaner é gerente médica do Centro de Estudos e Pesquisas do Salomão Zoppi Diagnós...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A candidíase vaginal é uma infecção que ocorre devido ao crescimento excessivo do fungo cândida na região genital. De acordo com a ginecologista Adriana Bittencourt Campaner, isso pode ser consequência de algumas complicações, como: estresse, o uso excessivo de antibióticos, gravidez, diabetes e deficiência imunológica.
A doença pode resultar em sintomas extremamente desconfortáveis, como coceira intensa, dor, vermelhidão em toda a área afetada, além de um corrimento vaginal de cor branca e consistência espessa. Além disso, as relações sexuais podem se tornar dolorosas devido à inflamação causada pela infecção.
Confira abaixo algumas dicas eficazes e práticas para aprender meios de aliviar estes sintomas incômodos e de tratar a candidíase vaginal.
Leia também: Coceira na vagina: o que pode ser, causas e remédios caseiros
1 - Priorize roupas leves
Roupas apertadas e de tecido sintético, como jeans e meia-calças, podem favorecer o surgimento do fungo responsável pela candidíase. No dia a dia, prefira usar vestimentas feitas de material orgânico, como algodão, e mais folgadas, para facilitar a ventilação da área genital.
2 - Durma sem calcinha
Dormir sem calcinha é um dos melhores métodos para acabar com a proliferação de fungos, como a cândida, visto que é uma ótima alternativa para deixar a área vaginal ventilada por um maior período.
3 - Mantenha uma boa higiene
O hábito de fazer uma boa higiene íntima é fundamental para evitar infecções e a proliferação de fungos. Porém, é importante ter cuidado com o excesso de limpeza, porque, além de uma possível irritação, isso pode acabar desequilibrando a flora bacteriana e deixar a área genital mais propensa à candidíase.
4 - Lave as roupas íntimas corretamente
Alguns produtos de limpeza, como sabão em pó e amaciante, contêm substâncias químicas que podem influenciar no desenvolvimento e no aumento da candidíase. O ideal é lavar a calcinha com água corrente, usando apenas sabão neutro.
Leia também: Remédio para candidíase: quais antifúngicos são usados?
5 - Não use duchas vaginais
A ducha vaginal pode ser extremamente prejudicial à saúde íntima feminina. Isso porque essa lavagem tende a comprometer a flora vaginal, deixando a área genital mais propícia a infecções, como a própria candidíase.
6 - Evite desodorantes intímos
Os desodorantes íntimos, assim como qualquer outro produto composto por essências e corantes artificiais, podem afetar negativamente o PH do canal vaginal e deixá-lo suscetível a irritações e a infecções.
7 - Não fique com roupa molhada
O excesso de umidade na região genital é uma das causas mais comuns das infecções causadas por proliferação de fungos, como candidíase. Sendo assim, o recomendado é nunca ficar com roupa úmida por muito tempo — seja um maiô molhado ou shorts com suor pós-academia.
8 - Diminua o açúcar
O consumo exagerado de açúcar também pode contribuir para a proliferação de cândida, fungo causador da candidíase, visto que o açúcar costuma deixar o ambiente genital mais ácido. Por isso, é importante apostar em uma dieta balanceada para prevenir e tratar a infecção.
Saiba mais: Candidíase: 6 tipos de alimentos que pioram o quadro