Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUC (2006). Realizou Residência Médica...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Candidíase de repetição?
A candidíase de repetição acontece quando a pessoa apresenta quatro ou mais episódios de infecção em um período de 12 meses. Provocado por fungos do gênero Candida, o problema pode afetar diferentes partes do corpo, entre elas, a região genital.
“Este fungo é normalmente encontrado em nosso organismo, mas no momento em que existe um desequilíbrio imunológico, o Candida se prolifera em quantidade maior do que a habitual, gerando a candidíase”, explica Lucas Olivotti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista.
Causas
O médico explica que a principal causa da recorrência é a diminuição da eficácia do tratamento de uma infecção anterior.
“Além disso, existem outros fatores e/ou doenças que afetam a imunidade, como AIDS, diabetes, uso de antibióticos e gravidez. O uso de roupas apertadas e biquínis molhados também contribuem para o aumento do risco de recorrência”, diz.
Sintomas
A candidíase se manifesta de forma diferente de acordo com o local infectado. Alguns dos sintomas que podem aparecer nos quadros infecciosos são:
- Corrimento vaginal ou peniano;
- Coceira;
- Lesões avermelhadas na pele;
- Pápulas (bolinhas) na pele;
- Edema nas unhas.
Confira: Candidíase vaginal: o que é, sintomas e tratamento
Diagnóstico
Para entender se o quadro realmente é de candidíase e não outra doença com sintomas semelhantes, alguns exames podem ajudar no diagnóstico:
- Medida do PH vaginal;
- Teste Whiff;
- Microscopia a Fresco e com Hidróxido de potássio a 10%;
- Cultura de secreção vaginal.
Tratamento
O tratamento da candidíase é feito com pomadas e medicamentos antifúngicos, que podem ser recomendados em dose única ou com duração de semanas, dependendo de cada quadro.
Confira: 6 pomadas para tratar a candidíase
Porém, Lucas explica que há algumas diferenças para pessoas com candidíase de repetição. “Utilizamos a medicação por cerca de seis meses a um ano, além de identificar os fatores de riscos e orientar os pacientes para a mudança destes”, conta o médico.
Confira: Remédio para candidíase: quais antifúngicos são usados?
Entre as medidas preventivas, estão as mudanças de hábitos e cuidados higiênicos, como manter a pele limpa e seca, optar por vestimentas leves e não passar muito tempo com roupas de banho molhadas, por exemplo.