Paula Molari Abdo, farmacêutica pela USP, fundadora e diretora técnica da Farmácia de Manipulação Formularium. Espe...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Na maioria dos casos, a ansiedade é considerada um sentimento normal e esperado — seja como antecipação a um evento ou por um instinto de proteção. O problema é quando ela começa a prejudicar o bem-estar, causando problemas de concentração, constante tensão e nervosismo e dificuldade para dormir.
Nesses casos, é imprescindível procurar ajuda médica para lidar com as preocupações derivadas da ansiedade e seus transtornos, pois não tendem a desaparecer por conta própria.
Além do tratamento indicado por um especialista, que pode incluir psicoterapia e mudanças nos hábitos de vida, o consumo de alguns chás pode favorecer o alívio dos sintomas de ansiedade devido às suas propriedades calmantes, analgésicas e anti-inflamatórias. O método é benéfico em casos de ansiedade leve e pontual.
Leia também: 12 sensações que pessoas com ansiedade sentem com frequência
Listamos sete opções de chás que podem ajudar a aliviar os sintomas e a amenizar o quadro de ansiedade, complementando o tratamento da condição. Confira!
1. Chá da casca do limão
O limão contém uma série de substâncias químicas benéficas à saúde, como a vitamina C, mas muitas pessoas descartam uma das principais fontes de nutrientes da fruta: a casca. Conhecido pelas propriedades calmantes, o limoneno é um componente presente na casca do limão que contribui para uma sensação de tranquilidade e conforto, aliviando os sintomas ansiosos.
Como preparar: após pré-ferver somente a água (quando estiver entre morna e quente, mas sem levantar fervura), faça a infusão da casca do limão por apenas três minutos. Pronto, pode consumir!
2. Erva-cidreira
Também chamado de chá de melissa, o chá de erva-cidreira contém propriedades que ajudam a relaxar os músculos lisos, que compõem os músculos internos, conforme explica a farmacêutica Paula Molari Abdo. Além disso, as substâncias da bebida se ligam aos neurônios, mantendo-os “ocupados” e, por consequência, provocando a sensação de relaxamento. Incrível, não é?
Como preparar: utilize entre um e quatro gramas de folhas da planta preferencialmente fresca para cerca de 150 ml de água previamente fervida. Deixe em infusão por cinco a 10 minutos, coe e aguarde. Após 10 a 15 minutos do preparo, pode consumir.
Leia também: Como controlar a ansiedade: 15 dicas para por em prática
3. Lavanda
Muito popular pelo aroma característico, a lavanda contém alguns compostos que ajudam a estimular a área do cérebro responsável pelo humor, o que provoca um efeito calmante. O chá de lavanda também pode contribuir para melhorar a qualidade do sono e para o alívio da insônia, além de amenizar dores de cabeça e musculares.
Como preparar: amasse levemente uma xícara de folhas e flores de lavanda e leve para uma panela com 500 ml de água. Mexa em fogo baixo até levantar fervura, coe e deixe esfriar. Está pronto!
4. Valeriana
De acordo com Paula, o chá de valeriana provoca o aumento de uma substância no cérebro que atua como um inibidora. “Essa substância bloqueia os impulsos nervosos, reduzindo a atividade dos neurônios e, desta maneira, provoca o relaxamento”. O consumo da bebida também está associado a uma melhora na qualidade do sono.
Como preparar: em uma panela, ferva 500 ml de água e, após atingir a fervura, desligue o fogo e adicione uma colher (sopa) de raiz de valeriana. Deixe repousar por cinco a 10 minutos, coe e consuma.
5. Maracujá
Assim como o suco é popularmente conhecido como um calmante natural, o chá de maracujá contém componentes que proporcionam o relaxamento. Entre os seus efeitos, está a melhora do sono e a diminuição do estresse.
Como preparar: acrescente a polpa de um maracujá em uma panela com 500 ml de água e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Após esse período, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais 10 minutos. Após isso, basta servir!
6. Camomila
Possivelmente a opção mais popular quando o assunto é relaxamento, o chá de camomila contém substâncias que exercem um efeito calmante sobre os nervos, além de possuir propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “Tecnicamente, a camomila tem ação semelhante aos medicamentos sintéticos para ansiedade”, conta Paula.
Como preparar: utilize cerca de uma colher de sobremesa da planta seca para 200 ml de água previamente fervida. Deixe em infusão por cerca de cinco minutos. Coe e está pronto para consumir.
Leia também: 5 combinações de chás para melhorar a produtividade
7. Mulungu
O mulungu, também conhecido como corticeira e árvore-de-coral, é uma planta nativa do Brasil conhecida pelas suas séries de benefícios à saúde. As substâncias flavonoides, hiperforinas e alcaloides presentes no chá possuem efeito sedativo, calmante e relaxante. Além disso, ele possui ação antidepressiva e, devido a seu efeito tranquilizante, age nos casos de síndrome do pânico e compulsões.
Como preparar: em uma panela ou chaleira com 200 ml de água, coloque uma colher de chá de cascas de murungu. Deixe ferver por 10 minutos e, após desligar o fogo, deixe amornar. Depois, basta coar e consumir!