Graduado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA associação entre depressão e ansiedade é bastante comum. Algumas pessoas podem ter quadros depressivos com sintomas ansiosos enquanto outras podem ter o inverso. É possível também ter ambas as condições associadas. Mas como identificar cada caso?
“A princípio, o ideal não é identificar o que de fato está ocorrendo, mas sim se algo está ocorrendo. A caracterização mais específica em termos de diagnóstico é feita pelo médico psiquiatra. O ideal é reconhecer o que está errado com seu corpo e com a sua mente em relação ao seu estado natural e prévio”, fala o psiquiatra Luis Guilherme de Oliveira Labinas.
Saiba mais: 8 sintomas físicos de depressão além da tristeza
Ansiedade com sintomas depressivos
Os transtornos de ansiedade causam perturbações comportamentais, como medo ou preocupações excessivas em determinadas situações ou até constantemente. Os sintomas mais comuns são insônia, inquietação, sensação de estar com os nervos à flor da pele, sensação de esgotamento físico e mental, falta de atenção e de concentração e irritabilidade.
Os sintomas podem levar, por exemplo, à queda na autoestima, à angústia gerada pela perda no desempenho profissional (também causada pelo cansaço e pela dificuldade de atenção), e a conflitos em relacionamentos devido à inquietação e à irritabilidade. Esses problemas causados pela ansiedade tendem a deixar a pessoa mais triste e desanimada, características típicas de ansiedade com sintomas depressivos.
Saiba mais: Como controlar a ansiedade: 15 dicas para pôr em prática
Depressão com sintomas de ansiedade
Já a depressão, além de causar oscilações de humor, é caracterizada por falta de motivação, sensação de vazio, falta de vontade de fazer atividades que antes eram prazerosas, perda ou aumento de apetite e insônia.
Esses quadros, por sua vez, podem levar à irritabilidade, associada à preocupação constante e à ansiedade, levando a um quadro depressivo que cursa com sintomas ansiosos.
Saiba mais: Sintomas de depressão: 27 sinais que merecem atenção
Como tratar?
A consulta a um psiquiatra em associação com um psicólogo é imprescindível. Há certos grupos de antidepressivos, como ansitec e fluoxetina que, além de ajudarem nos sintomas de depressão, também podem ajudar no controle de transtornos ansiosos e que podem ser indicados pelo médico.
É recomendado também que o paciente realize atividades físicas, tenha um sono adequado e mantenha uma dieta equilibrada. Ioga, acupuntura e pilates também podem ajudar na melhora de ambos os quadros.
Saiba mais: Floral para ansiedade é eficaz? Entenda