Médico ginecologista obstetra formado há 21 anos pela Universidade Unilus, de Santos, São Paulo. Desde então, atua no at...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida. Ela provoca sintomas como coceira vaginal, dor e vermelhidão na região afetada, dor na relação sexual e corrimento vaginal branco e espesso. O tratamento médico envolve antifúngicos, mas será que remédios caseiros para candidíase também funcionam?
Medidas feitas em casa não são capazes de curar a condição, mas podem ajudar a aliviar os sintomas. A seguir, vamos mostrar o que realmente ajuda e o que é mito no tratamento caseiro da candidíase. Confira:
3 remédios caseiros para candidíase que funcionam
Algumas opções de remédio para candidíase caseiro ajudam a aliviar os sintomas por serem feitos com ingredientes calmantes ou com ações antifúngicas. O MinhaVida listou três deles a seguir com a ajuda do ginecologista e obstetra Rogério Tabet:
1. Banho de assento com camomila
Segundo Rogério Tabet, médico ginecologista e obstetra, o banho de assento com água morna para fria de chá de camomila é um tratamento caseiro eficaz para diminuir os sintomas da candidíase vaginal. A flor possui ação antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória e ajuda a aliviar a coceira e a ardência causada pela infecção.
Para prepará-la, misture três colheres de sopa de flores de camomila seca em um litro de água fervente. Tampe e deixe repousar por 10 minutos. Depois, coe e misture com mais água para encher uma bacia, deixando a água mais morna.
Antes de fazer o banho de assento, higienize a região íntima. Depois, sente-se na bacia e faça o procedimento por cerca de 20 minutos. Você pode fazer esse banho uma vez ao dia durante o tratamento da candidíase.
2. Bicarbonato de sódio para candidíase
O bicarbonato de sódio é uma substância natural com pH alcalino, ou seja, básico. Ele pode ser usado para tratar os sintomas de candidíase por diminuir a acidez da vagina, dificultando o crescimento e a proliferação do fungo Candida. Para fazer esse banho, basta misturar seis colheres de sopa de bicarbonato de sódio em três litros de água morna.
Leia mais: 7 dúvidas sobre candidíase que toda mulher precisa saber
Deixe a substância diluir e transfira a mistura para uma bacia. Novamente, lembre-se de fazer a higiene íntima antes de fazer o banho de assento. O procedimento pode durar 20 minutos e você pode repeti-lo duas vezes por dia até aliviarem os sintomas.
3. Bochecho com barbatimão
O barbatimão é uma planta rica em flavonoides e taninos com ações antibacteriana, antifúngica e adstringente. Estudos, como o publicado na revista científica Journal of Ethnopharmacology, mostraram que o barbatimão possui atividade antifúngica contra a bactéria causadora da candidíase e é eficaz no controle da doença.
O bochecho com barbatimão pode ser útil para aliviar os sintomas da candidíase oral. Para fazê-lo, basta misturar uma colher de sopa de cascas de barbatimão em 150 mL de água. Ferva essa mistura por 10 a 15 minutos, apague o fogo e deixe esfriar. Coe e faça bochechos de duas a três vezes ao dia.
E o que não funciona no tratamento caseiro de candidíase?
Existem muitos mitos em relação ao tratamento com remédios caseiros para candidíase. Algumas opções, bastante populares, não têm eficácia comprovada ou podem, até mesmo, piorar a condição. Alguns exemplos são:
- Iogurte: não existe comprovação científica de melhora dos sintomas da candidíase com o tratamento feito a base de iogurtes
- Limão: o fungo que causa a candidíase vaginal tem predileção por um meio ácido. Assim, um tratamento caseiro para candidíase à base de limão pode, na verdade, piorar os sintomas
- Vinagre de maçã: é o mesmo caso do limão. O vinagre de maçã é um ingrediente ácido e pode favorecer a proliferação do fungo da candidíase
Importância do diagnóstico e tratamento médico
Agora que você já sabe o que funciona como remédio caseiro para candidíase, vale relembrar que esses tratamentos feitos em casa não tratam ou curam a doença. Eles são apenas uma forma complementar de suavizar os sintomas.
“Quando se usa a medicação caseira, tem que tomar cuidado com o preparo e com os efeitos colaterais. Às vezes, [a candidíase] pode evoluir para uma infecção secundária e causar complicações, como úlceras, pioras da coceira e até o camuflo real diagnóstico”, explica Rogério.
O tratamento para candidíase realmente eficaz para curar a infecção é feito com antifúngicos orais. É o caso de fluconazol, itraconazol e cetoconazol. Algumas pomadas também podem ajudar, como a Nistatina e Clotrimazol (entenda mais sobre as pomadas para candidíase e como elas funcionam).
Todos só devem ser usados após indicação médica, já que outras infecções vaginais podem ter sintomas similares à candidíase.