Médica pediátrica formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É gerente médica do grupo Vaccini -...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
A vacina da gripe é recomendada para todas as pessoas a partir de seis meses de vida, principalmente para grupos com maior risco para complicações por infecções respiratórias. Mas como ficam os bebês recém-nascidos, com menos de seis meses, que possuem um sistema imunológico ainda em desenvolvimento?
De acordo com Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ainda não há estudos que comprovem a segurança e a eficácia da vacinação contra a gripe em bebês recém-nascidos com menos de seis meses. Portanto, a solução é a vacinação durante a gravidez.
Leia mais: Vacinas do bebê: veja calendário de recém-nascido até um ano e três meses
“A vacinação de gestantes é importantíssima para o bebê, porque existe a passagem de anticorpos pela placenta, isso ajuda a proteger o recém-nascido até que ele possa receber a imunização também”, afirma a especialista.
Por que é importante vacinar durante a gestação?
Um estudo publicado em 2010 na revista científica Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine mostra que a vacinação de gestantes é importante para proteger recém-nascidos.
Na avaliação, feita com mais de mil mães e bebês durante três temporadas de gripe, os pesquisadores confirmaram que a imunização das grávidas evita que crianças com menos de seis meses contraiam infecções respiratórias.
Segundo o estudo, na temporada de gripe posterior ao nascimento, bebês cujas mães foram vacinadas tinham 41% menos chances de ter infecções como a gripe e 39% menor risco de serem hospitalizados por causa dessas doenças. Tudo isso em comparação com os filhos de mulheres não imunizadas.
Além disso, a pesquisa também indicou que bebês de mulheres vacinadas durante a gestação apresentavam maiores níveis de anticorpos contra o vírus da gripe ao nascimento e aos dois e três meses de idade. Para somar, os efeitos seriam ainda mais significativos em relação ao vírus da gripe H1N1, cuja infecção é mais grave para gestantes e recém-nascidos.
“A gripe também é uma doença que tende a ser mais grave em recém-nascidos, porque o organismo deles ainda tem um sistema imunológico em formação. É um organismo que ainda não foi exposto a’ antígenos, então não tem uma bagagem imunológica para responder às infecções de um modo geral”, afirma Flávia.
A vacinação antes da gestação é igualmente importante. Conforme explica a especialista, algumas vacinas, como a tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), não podem ser aplicadas em gestantes e, idealmente, as mulheres precisam ser vacinadas com elas antes da gestação.
Saiba mais: Não é só tosse e dor de garganta: conheça os outros impactos da gripe
“Dessa forma, elas se protegem do risco de pegar essas doenças que, durante a gestação, podem afetar o feto, causando malformações, partos prematuros e, até mesmo, abortos”, explica Flávia.
Como é feita a vacinação contra a gripe em gestantes?
As vacinas contra o vírus Influenza, que provoca a gripe, em uso no Brasil são todas inativadas, ou seja, compostas de vírus mortos e sem a capacidade de causar a doença. Atualmente, estão disponíveis por aqui a vacina trivalente (que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e a influenza B) e a quadrivalente (que protege, além dessas, também contra um vírus similar ao influenza B).
As gestantes constituem grupo prioritário para a vacinação por terem maior risco de desenvolverem complicações respiratórias devido à gripe e pela transferência de anticorpos ao bebê. Tanto a trivalente quanto a quadrivalente são seguras e eficazes para mulheres grávidas.
A vacina contra gripe pode ser prescrita em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê. A dose é única e deve ser aplicada anualmente. Vale conferir as campanhas de vacinação de cada estado para saber quando se vacinar. Elas normalmente acontecem antes do período de maior alta de casos, como no outono e no inverno.
Além da vacina: como proteger os recém-nascidos da gripe?
A vacinação de gestantes não é a única forma de proteger recém-nascidos contra a gripe, apesar de ser uma das mais eficazes. É possível tomar outras medidas para prevenir a infecção em bebês com menos de seis meses. Algumas dicas incluem:
- Vacinação de todas as pessoas que se envolvem com o bebê, como familiares, cuidadores, equipe de saúde e educadores
- Evitar ambientes fechados e com aglomerações
- Lavar as mãos sempre que entrar em contato com o bebê
- Usar máscaras de proteção facial ao entrar em contato com o bebê, principalmente se não for do círculo familiar