Dra. Danielle H. Admoni, psiquiatra geral, da Infância e Adolescência, preceptora na residência da Universidade Federal...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Crianças adoram usar os adultos como referência e a maquiagem é está entre os hábitos que instigam a curiosidade delas. Mas, afinal, criança pode usar maquiagem? Será que, batom, rímel, blush e demais produtos, associados aos adultos, podem ser usados pelo público infantil? A resposta é que depende.
“A gente não espera que a criança use maquiagem, mas é preciso pensar sempre no contexto. Se usam as maquiagem para brincar, de forma lúdica, se vendo como personagens de contos, por exemplo, não tem por que não permitir”, fala Danielle H. Admoni, psiquiatra geral da Infância e Adolescência.
Saiba mais: 5 penteados para cabelo cacheado infantil
Qual a idade apropriada para usar maquiagem?
De acordo com a Anvisa, não se deve usar maquiagem antes dos três anos, visto que, nesta idade, a pele da criança é mais fina e possui maior propensão a alergias e infecções. No entanto, ainda que haja a possibilidade do uso de maquiagem infantil em crianças mais velhas, recomenda-se evitá-las sempre que possível, tanto por causa da sensibilidade da pele infantil em geral quanto pelo risco de adultização precoce.
Apesar da possibilidade de a criança lidar com a maquiagem como um brinquedo, é preciso atenção. “Pode ser preocupante se ela quiser usar produtos para se ver como uma mulher bonita, inspirada pela mãe, por exemplo, porque, neste contexto, a criança estará se adultizando”, explica a psiquiatra.
O que é preocupante em relação ao uso de maquiagem por crianças?
Entre os principais malefícios em relação ao uso da maquiagem por crianças estão alguns problemas dermatológicos, como alergias e dermatite. Em alguns casos, a adultização precoce também deve ser uma preocupação, já que este fenômeno tende a gerar problemas no desenvolvimento emocional das crianças, sendo nocivo à saúde mental tanto na infância, quanto na fase adulta.
“Fazer o uso recreativo e esporádico da maquiagem é interessante e aceito, agora, quando a criança quer usar maquiagem todos os dias, pensando em esconder imperfeições, é extremamente problemático e pode causar sérios danos à autoestima”, salienta Danielle Admoni.
Leia também: Criança pode namorar? Entenda qual é o papel dos pais
Quais os benefícios da maquiagem para a criança?
Já que, geralmente, a maquiagem entra como uma brincadeira, como parte de uma fantasia de princesa, por exemplo, o produto pode ser benéfico para a imaginação e para a criatividade da criança. Para que ela use a maquiagem de forma saudável e segura, algumas dicas são importantes:
- O tom da maquiagem deve ser claro, suave e com baixo poder de fixação: para que seja fácil de remover por completo
- Maquiagem segura: produtos hipoalergênicos devem ser priorizados
- Evite produtos de adultos: as maquiagens de linhas infantis costumam seguir as recomendações necessárias para a saúde da criança
Leia também: Primeira menstruação: saiba como abordar o tema com adolescentes