Médica formada pela Universidade Federal Fluminense em 2010, apaixonada pela Obstetrícia desde o primeiro contato. Resid...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Você conhece os diferentes sintomas de candidíase? A infecção é caracterizada pela proliferação desordenada de fungos da espécie Candida, mais comumente a Candida albicans, causada normalmente pela baixa imunidade.
Ela pode afetar diversas partes do corpo, como pele, boca e região íntima. Os sintomas também variam de acordo com cada tipo, mas incluem especialmente coceira intensa, lesões avermelhadas e descamação.
O tratamento também pode diferir de acordo com o tipo de candidíase e a gravidade dos sintomas — o que torna indispensável consultar um especialista para realizar o diagnóstico adequado. Para te ajudar, nós listamos os principais sintomas de cada tipo (vaginal, cutâneo, oral e peniano) para ficar de olho. Confira!
1. Corrimento vaginal
O corrimento vaginal branco pastoso, semelhante ao leite talhado, é um dos principais sintomas da candidíase vaginal — uma infecção provocada pela proliferação do Candida albicans. O sintoma pode indicar outros problemas ginecológicos, como vaginite ou vaginose bacteriana, então é indispensável ter atenção a outros sintomas e comunicar o médico.
“A Candida albicans é um fungo que está presente na flora vaginal feminina e está sempre se autorregulando com os lactobacilos presentes. Quando há um desbalanço da flora vaginal e mudança do PH, é possível ocorrer proliferação da Candida, causando os sintomas de candidíase vaginal”, explica Marina Levy, ginecologista e obstetra da Clínica Parto com Amor.
2. Coceira vaginal
A coceira vaginal também é um sintoma comum de candidíase vaginal, e normalmente surge associado ao corrimento branco, ardência e vermelhidão na área genital. Durante o tratamento da infecção, os sintomas são amenizados com o uso de pomadas antifúngicas, mas alguns remédios caseiros também podem ajudar, como banho de assento de chá de camomila ou com vinagre de maçã.
3. Coceira e ardência na ponta do pênis
A presença de coceira e ardência na ponta do pênis é um dos principais sintomas de candidíase masculina, também conhecida como candidíase no pênis. Ela está associada a outros sinais, como inchaço, dor na relação sexual e ardência ao urinar. Em alguns casos, o paciente também pode apresentar feridas na pele do pênis, corrimento branco e odor forte.
4. Manchas brancas dentro da boca e na língua
A candidíase oral, ou sapinho, é uma infecção que provoca manchas brancas dentro da boca (língua, parte interna da bochecha, gengiva e céu da boca). A infecção acomete especialmente crianças com menos de um ano de idade e pessoas com imunidade comprometida. Quando as manchas brancas são removidas, é comum que a mucosa abaixo apresente vermelhidão intensa e até sangramento. A criança também pode apresentar dores ao engolir e mau hálito.
5. Queimação e coceira na pele
A queimação e a coceira na pele estão presentes em quadros de candidíase cutânea, infecção que afeta especialmente regiões com dobra — como as axilas, a área entre os dedos e a virilha. A infecção pode afetar qualquer pessoa, mas é comum em bebês que usam fraldas, idosos e pessoas com diabetes. Na área das fraldas, a criança pode apresentar vermelhidão, bolinhas e pústulas.
Como é feito o tratamento de candidíase?
O tratamento de candidíase, independente onde for sua localização, é feito com o uso de pomadas antifúngicas (nistatina, cetoconazol) ou medicamentos de uso oral (fluconazol). Embora alguns sejam encontrados em farmácia sem necessidade de prescrição médica, possuem indicações específicas e devem ser indicados por um médico após o diagnóstico.
Leia mais: 6 opções de pomada para candidíase (e como usar)
Além disso, especialmente em casos de candidíase recorrente, é importante realizar uma mudança no estilo de vida e adotar alguns hábitos mais saudáveis — tanto na alimentação quanto na higiene. A candidíase pode ser um enorme incômodo no dia a dia e prejudicar o bem-estar, então, ao surgimento dos primeiros sintomas, busque atendimento médico.
Referências
Manual MSD - Edição para Família
ANVISA. Nistatina - creme vaginal. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/527072?nomeProduto=NISTATINA>. Acesso em 06 nov 2023
ANVISA. CETOCONAZOL - creme dermatológico. 2021. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1252040?nomeProduto=CETOCONAZOL> Acesso em 06 nov 2023
ANVISA. Fluconazol - cápsula dura. 2022. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/125659?nomeProduto=fluconazol> Acesso em 06 nov 2023