Médica formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com residência médica em Dermatologia pela Universidade de Mog...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
De tempos em tempos, alguma prática inusitada ou desafio viraliza nas redes sociais. Recentemente, foi a vez de uma influencer chamar atenção ao dizer que passa vários dias sem lavar o cabelo. Mais especificamente, ela higieniza os fios apenas uma ou duas vezes por mês.
A prática, que tem sido experimentada por outros usuários, é chamada de “hair training”, algo que pode ser traduzido para “treinamento capilar”. Ela consiste em lavar seu cabelo em uma frequência cada vez menor, sob os argumentos de que, assim, ele ficará mais saudável.
Saiba mais: Seu cabelo não cresce? Veja possíveis causas
Esse resultado seria consequência do menor contato dos fios com substâncias químicas, como os sulfatos, presentes em muitos produtos para cabelo. No entanto, não há evidências de que esse “truque” traz algum benefício. Pelo contrário, ficar muito tempo sem higienizar o couro cabeludo pode trazer problemas para a saúde.
“Quando ficamos muito tempo sem lavar o cabelo, o couro cabeludo fica mais suscetível à proliferação de fungos e bactérias e a inflamações, como a dermatite seborreica”, afirma Priscilla Pereira, dermatologista e especialista em tricologia. “Dessa forma, a pele do couro cabeludo não fica saudável e seu cabelo tem grande chance de desenvolver afinamento e até queda capilar”, alerta.
Qual é a frequência ideal para lavar o cabelo?
A verdade é que não existe uma frequência ideal para a higienização do cabelo, pois isso depende muito da necessidade de cada fio e da rotina de cada pessoa. “Se você faz muita atividade física e sua muito no couro cabeludo, é preciso lavá-lo todo dia, ainda mais se o seu cabelo é oleoso”, explica Priscilla.
A necessidade também varia entre pessoas com cabelo liso e cabelo cacheado. O primeiro tipo tende a ser um pouco mais oleoso, necessitando de lavagens mais frequentes. Já o cabelo cacheado ou crespo é um pouco mais seco, pois a oleosidade do couro cabeludo demora para chegar aos fios devido às curvaturas. Isso faz com que a lavagem possa ser um pouco menos frequente.
No entanto, a tricologista alerta novamente para tempos muito longos sem lavar o cabelo. “É muito difícil, aqui na prática clínica, eu ver um couro cabeludo saudável sem que ele seja lavado, pelo menos, duas vezes na semana. Pode lavá-lo diariamente, sem problemas, mas acho que a frequência mínima deveria ser de pelo menos duas vezes na semana”, afirma.
Cuidados especiais na hora de lavar o cabelo
Ao higienizar o cabelo, é interessante tomar alguns cuidados especiais. Um deles é evitar lavar o cabelo com água quente. “Isso prejudica muito a saúde do couro cabeludo, podendo causar descamações”, afirma Priscilla.
Leia mais: Como clarear os cabelos de forma natural? Conheça 4 ingredientes!
Também é importante não aplicar produtos como condicionador e máscaras de tratamento no couro cabeludo. “Esses produtos você deve aplicar da orelha para baixo”, orienta. Já o xampu é o contrário: ele deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, sem descer para o comprimento, para evitar que ele resseque as pontas.
Por fim, é fundamental usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. “Esses produtos especializados têm muitos estudos por trás e favorecem a saúde do cabelo. Então, é importante respeitar isso. Se você tem cabelo cacheado, use produtos para cachos; se tem cabelo liso, use para esse tipo de fio; o mesmo vale para quem tem luzes ou outra química no cabelo”, completa.